Com menos de um mês para o aguardado confronto, Botafogo e Flamengo se preparam para a decisão da Supercopa do Brasil 2025, que acontece no dia 2 de fevereiro, no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará. É a primeira vez que os dois gigantes cariocas se enfrentam nesta competição, com o Fogão estreando na disputa.
O clássico promete acirrar ainda mais a rivalidade e será um marco para ambos os clubes, que vêm de boas temporadas no cenário nacional. A partida é como um pontapé inicial para as grandes decisões do futebol brasileiro em 2025.
Mas nem tudo são flores. A questão é que o Botafogo ainda ajusta seu elenco para a temporada 2025, segue sem técnico e com 11 jogadores já confirmados como baixas após as conquistas do Brasileirão e da Libertadores em 2024.
É um número expressivo, mas não há motivo para desespero. A saída do meia Thiago Almada já era prevista. Já a do treinador Artur Jorge, que rescindiu contrato e foi para o Al-Rayyan, do Catar, nem tanto…
Reestruturação por setores
- Goleiros: As saídas de Gatito Fernández e Lucas Barreto deixaram John e Raul como únicas opções. O clube negocia com Léo Linck e considera Pedro Morisco, do Coritiba.
- Zagueiros: Adryelson e Pablo retornaram a seus clubes de origem. Alexander Barboza e Bastos permanecem como pilares defensivos, enquanto Jair Cunha, do Santos, é cogitado como reforço. Contudo, times espanhóis querem levar Barboza.
- Laterais: Com as despedidas de Rafael, Marçal e Hugo, a equipe conta com Vitinho, Alex Telles, Cuiabano e Mateo Ponte. O nome de David Ricardo, do Ceará, também foi ventilado.
- Meio-campo: O setor mais impactado pelas saídas de Óscar Romero, Eduardo, Thiago Almada e Tchê Tchê. O Botafogo busca reposição imediata com negociações por Bitello, do Dínamo de Kiev, e Iker Muniain, do San Lorenzo. Ambas porém estão mais para não do que para sim. O elenco atual ainda conta com Marlon Freitas, Gregore, Allan e Danilo Barbosa, cuja permanência é incerta.
- Ataque: O setor permanece intacto, mas a saída de Luiz Henrique é iminente, com interesse de clubes da Inglaterra, Arábia Saudita e Lyon. Entretanto, o clube mantém boas opções como Igor Jesus, Júnior Santos, Tiquinho Soares, Matheus Martins e Jeffinho.
A princípio a saída de Artur Jorge representa o maior desfalque estrutural, levando a uma busca ativa por um novo treinador. André Jardine, o preferido, já recusou e decidiu seguir o trabalho que vem fazendo no México.
Planejamento ambicioso
O acionista majoritário John Textor destacou a estratégia de mercado para 2025: vender jogadores para reinvestir e elevar o nível da equipe, mantendo o clube competitivo no cenário nacional e internacional. Apesar das saídas, o planejamento ainda parece sólido, mas a procura por reforços pontuais não surtiu efeito ainda.
Faltando menos de 1 mês para Botafogo e Flamengo pela Supercopa do Brasil, o Alvinegro tem a base titular mantida e, conseguindo novas contratações, pode defender bem seus títulos e buscar novos feitos em 2025.
Leia mais
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.