Antes de avançar nas conversas com o técnico Renato Paiva, John Textor chegou a entrar em contato com o staff do italiano Roberto Mancini. O norte-americano sonhava em trazer um nome de peso internacional para o Botafogo após a saída de Artur Jorge e a negativa de André Jardine, mas o ex-técnico da Azzurra descartou a vinda ao Brasil naquele momento.
O treinador era o favorito de John Textor, dono da SAF do Botafogo, mas o acerto não avançou por questões salariais e pela preferência de Mancini em seguir no futebol europeu. E é o que deve acontecer, como esperado. A Juventus, da Itália, está em vias de mudar seu comando técnico e Roberto Mancini, ex-treinador da seleção italiana e da Arábia Saudita, é o principal nome para assumir o clube.
A Juventus está insatisfeita com Thiago Motta e cogita fortemente Mancini como solução imediata para recuperar o time na temporada, especialmente mirando uma vaga na Champions League e o Super Mundial de Clubes da FIFA, que acontece em junho.

Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o Botafogo segue fora dos planos de Mancini, o qual já sinalizou positivamente à proposta da Juve e aceitaria um contrato curto de quatro meses, com cláusula automática de renovação caso o time se classifique para a Liga dos Campeões.
O treinador vê a oportunidade como um “desafio ideal” para voltar ao topo do futebol de clubes e reencontrar um ambiente que conhece bem desde a infância, quando torcia para a equipe de Turim.
Apesar de Thiago Motta ainda estar no cargo e ser esperado para dirigir o time contra o Genoa, o ambiente interno é de desgaste. Os recentes tropeços — especialmente os 7 gols sofridos nas derrotas para Atalanta e Fiorentina —, somados a um vestiário dividido e ao risco real de perder a vaga na Champions, colocam o técnico na corda bamba.

A possível chegada de Mancini, portanto, seria uma tentativa de dar um choque de liderança e garantir competitividade em torneios importantes. A presença da Juve no Super Mundial da FIFA também exige um nome de peso no banco — algo que o italiano preenche com sobras.
Além de Mancini, a Juventus também avalia nomes como Igor Tudor (ex-assistente do clube e ex-Lazio), Antonio Conte, Gian Piero Gasperini e até Zinedine Zidane, embora o francês só deva assumir a seleção após a Copa de 2026.
O Botafogo segue com Renato Paiva. O sonho de contar com Roberto Mancini ficou para trás.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.