O técnico do Botafogo, Artur Jorge, comentou sobre a atuação da equipe na goleada por 5 a 0 sobre o Peñarol, nesta quarta-feira (23), no Nilton Santos, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Em entrevista coletiva após a partida, o português comparou o desempenho do time nas duas etapas do jogo e explicou as mudanças de estratégia que levaram ao domínio total no segundo tempo, quando todos os gols foram marcados.
Artur Jorge destacou a importância de quebrar a linha defensiva de seis jogadores do Peñarol, que dificultava as ações ofensivas do Botafogo. Segundo ele, a equipe precisou ajustar o posicionamento para aumentar a distância percorrida pelos defensores adversários e ganhar mais espaço para os meias e alas trabalharem.
“Uma das questões importantes quanto ao posicionamento ofensivo era conseguir desmontar a linha de seis (do Peñarol), com bloco mais baixo. A linha de seis se desdobrava com os laterais para atrapalhar nossos meias e alas. Tentamos aumentar um pouquinho a distância que precisariam percorrer. Para sermos capazes de ter a bola com mais critérios para diminuir a possibilidade de o adversário conseguir encurtar. Assim como a velocidade na circulação de bola. ”, explicou o treinador.
Botafogo se liberta após primeiro gol
Na primeira metade, Artur Jorge admitiu que o time precisou entender melhor a dinâmica do adversário e que a tensão inicial era esperada, já que o estádio estava lotado e a expectativa era alta. Contudo, no segundo tempo, o Botafogo conseguiu se libertar dessa pressão, especialmente após o primeiro gol.
“É um momento de grande responsabilidade, histórico para o clube, e fazer gols ajuda a equipe a se soltar. Na segunda etapa, conseguimos nos ajustar melhor e controlar nossas próprias expectativas”, disse o técnico. Ou seja, quando Savarino estufa as redes pela primeira vez, o time se encaixa de outra forma e favorece o baile.
Com a vitória por 5 a 0, o Botafogo ficou muito próximo da final da Libertadores. Os gols foram marcados por Savarino (2), Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus. O time carioca enfrenta novamente o Peñarol na próxima quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, para definir a vaga na final do torneio.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.