O Botafogo terá de superar um tabu diante do São Paulo nesta quarta-feira (25), no Morumbi, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores 2024. Após o empate em 0 a 0 no Nilton Santos, o Glorioso precisa vencer para avançar sem a necessidade de disputa de pênaltis. No entanto, o clube carioca nunca venceu o São Paulo em competições internacionais.
Retrospecto
O histórico internacional entre as equipes começou em 1994, na Recopa Sul-Americana. Naquela ocasião, o São Paulo, campeão da Libertadores, enfrentou o alvinegro carioca, campeão da Copa Conmebol, em um jogo único realizado em Kobe, no Japão. O Tricolor Paulista venceu por 3 a 1, garantindo o título da Recopa.
Dois anos depois, em 1996, os clubes se reencontraram na Copa Master Conmebol, um torneio que reuniu os últimos campeões da Copa Conmebol. Nas semifinais, o São Paulo aplicou uma goleada de 7 a 3 sobre o Fogão, em um jogo disputado em Cuiabá, e avançou para a final.
O último encontro internacional ocorreu na semana passada, quando o Fogão e o São Paulo empataram sem gols no jogo de ida desta Libertadores. Agora, uma vitória no Morumbi será suficiente para o vencedor garantir vaga nas semifinais. Caso o empate persista, a vaga será decidida nos pênaltis.
Entretanto, o Glorioso tem várias glórias fora de casa em mata-mata:
- Brasileirão 1995: O Botafogo empatou com o Santos por 1 a 1 no Pacaembu, garantindo o título após vitória no primeiro jogo.
- Rio-São Paulo 1998: Após empate no primeiro confronto, o Botafogo venceu o Santos nos pênaltis e conquistou o título ao bater o São Paulo na final.
- Copa do Brasil 2014: Em jogo dramático contra o Ceará, o Botafogo virou no final e avançou nas oitavas de final.
- Libertadores 2017: O goleiro Gatito Fernández brilhou com defesas de pênaltis, eliminando o Olimpia no Paraguai.
- Libertadores 2024: Nas oitavas, o Botafogo empatou com o Palmeiras após vencer o jogo de ida, avançando na competição.
Leia também
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.