O Botafogo dominou o São Paulo no jogo de ida, onde poderia ter saído com uma vantagem considerável no Estádio Nilton Santos, mas não conseguiu. O duelo decisivo acontece na próxima quarta-feira (25), desta vez no Morumbi e está tudo em aberto.
A princípio, na análise da jornalista Milly Lacombe, do “UOL”, o Botafogo tem um elenco mais forte, mas o favoritismo é do São Paulo por jogar em casa. Durante uma live no último domingo (22), ela afirmou:
“O São Paulo não tinha expectativas para o Brasileirão e está quase entrando no G-4. Estar na Libertadores é muito significativo para a torcida, especialmente para aqueles da nossa geração. Na quarta-feira, veremos um Morumbi em estado de encantamento. Não considero o Botafogo como favorito para este jogo”, disse Milly.
Botafogo irá vencer em cima da tensão são-paulina
Entretanto, discordo da análise. A pressão agora é total em cima do São Paulo, cuja torcida ficou insatisfeita com a atuação submissa no jogo de ida. Tanto jornalistas ligados ao clube quanto a postura dos são-paulinos nas redes sociais indicam que será necessário partir para cima em casa. Dessa forma, isso pode representar uma vantagem para os botafoguenses que sabem jogar no contra-ataque.
O técnico botafoguense, Artur Jorge, deve usar a mesma equipe do primeiro jogo. Tudo indica que o Botafogo terá mais espaços, em especial para Thiago Almada, Savarino, Igor Jesus e Luiz Henrique. A probabilidade do alvinegro carioca desperdiçar as chances da primeira partida são baixas e a vitória sobre o Flu com time misto deixou o clima leve. A rápida adaptação de Vitinho ao time também pode fazer diferença.
São Paulo joga pressionado pela torcida
Por outro lado, a insatisfação da torcida do tricolor paulista cresceu com a derrtoa para o Internacional por 3 a 1. Com isso, as chances no Brasileiro diminuíram muito, ficando a 12 pontos da liderança do Glorioso. A derrota em casa reforça a prioridade da equipe na Conmebol Libertadores.
Luis Zubeldía optou por escalar uma equipe quase toda reserva contra o Inter, preservando os titulares para o mata-mata. Essa estratégia resultou em três vitórias e três derrotas em seis jogos e custou a chance de brigar pelo título do Brasileiro, um objetivo que o São Paulo não alcança desde 2020.
O início do jogo contra o Inter foi até bom, com o São Paulo abrindo o placar cedo, mas falhas defensivas permitiram a virada do adversário. Apesar das substituições de Zubeldía, o time não conseguiu reagir.
Agora, o foco é a Libertadores, onde o São Paulo busca não apenas avançar, mas conquistar o título e garantir uma vaga na próxima edição do torneio. As escolhas feitas pelo clube serão testadas na quarta-feira. Contudo, o ambiente de tensão pode favorecer o Botafogo. Além da derrota para o Inter o São Paulo ainda sente a eliminação da Copa do Brasil. Essas situações fizeram com que a torcida gritasse que a Libertadores é obrigação.
Leia também
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.