Meu Botafogo

Santi Rodriguez como o novo Almada: Paiva explica tática do Botafogo

Apresentacao de Santiago Rodriguez do Botafogo no Estadio Nilton Santos. 14 de Marco de 2025, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo

O técnico Renato Paiva fez questão de afastar qualquer comparação direta entre os novos titulares do Botafogo e os ídolos que deixaram o clube. Em entrevista ao jornal português A Bola, o comandante alvinegro comentou sobre a responsabilidade de Artur e Santiago Rodríguez, que assumem vagas deixadas por Luiz Henrique e Thiago Almada no time campeão brasileiro e da Libertadores.

Almada, atleta do Vilão. Foto: Reprodução.
Almada, atleta do Vilão. Foto: Reprodução.

O Botafogo vence o Palmeiras na estreia do Brasileirão 2025?
2837 votes

— Não há substitutos para o Luiz Henrique e para o Almada. Só há um Luiz Henrique e só há um Almada. Não vou olhar para o Artur como o novo Luiz Henrique, nem para o Santi como o novo Almada — afirmou Paiva, deixando claro que seu foco será em ajustar o coletivo ao invés de cobrar atuações individuais idênticas aos antigos destaques.

santiago rodriguez titular botafogo 2025 craque
Santiago. Treino do Botafogo no Estadio Nilton Santos. 26 de Fevereiro de 2025, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo

“Meu desafio é tentar que o coletivo absorva as características de quem chegou, encaixar as peças, aproveitando o trabalho do Artur Jorge, dentro de uma ideia de jogo que não tem grandes mudanças, porque seria pouco inteligente fazer mudanças radicais, mas com algumas coisas para retocar e inserir”, disse o treinador.

Paiva também reforçou que o trabalho iniciado por Artur Jorge será respeitado, e que não há intenção de promover uma ruptura na identidade de jogo da equipe.

A prioridade do treinador é encaixar as novas peças dentro de um modelo consolidado, fazendo ajustes pontuais e valorizando as características dos atletas disponíveis.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em sua segunda experiência no Brasil após passagem pelo Bahia, Paiva afirmou que assumir o Botafogo neste momento é o maior desafio da sua carreira, mas um passo que sonhava dar. “Chego a um campeão. Isso, somado à dimensão do clube, é um passo muito grande. Mas é com esse tipo de desafio que sempre sonhei: equipes que jogam para ganhar”, completou.

Com estreia marcada para este domingo (30), contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o técnico inicia sua jornada sob olhares atentos da torcida e da imprensa. O objetivo: manter o Botafogo no topo após uma temporada histórica e responder às expectativas sem sufocar seus novos protagonistas.