Meu Botafogo

“Se há uma coisa…”; Renato Paiva manda recado para torcida do Botafogo

Paiva. Atletico MG x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Mineirao. 20 de Abril de 2025, Belo Horizonte, MG Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Paiva. Foto: Vitor Silva/BFR

Renato Paiva  reage as críticas da torcida

No clássico disputado na noite de sábado (26), o Botafogo superou o Fluminense por 2 a 0, aliviando a pressão após uma série de três derrotas nos últimos quatro compromissos. O técnico Renato Paiva, um dos principais críticos do período, reconheceu que ninguém está contente com as performances recentes do Glorioso.

Estudiantes ARG x Botafogo pela Conmebol Libertadores no Jorge Luis Hirschi 2 de Abril de 2025, La Plata, Argentina. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Foto: Vitor Silva/BFR

VOCÊ É A FAVOR DA DEMISSÃO DE RENATO PAIVA?

“Se há uma coisa que tenho enorme respeito e admiração é pela torcida. Não há nenhuma torcida do mundo que esteja satisfeita quando não se ganha. Nem torcida, nem treinador, nem jogadores, nem diretores. Ninguém está satisfeito”, admitiu Paiva, ainda que admitindo que não pode pautar a forma do time jogar pelas críticas que recebe.

renato paiva botafogo reforços
Foto: Vitor Silva/BFR

“Se eu fizer meu trabalho em função disso, não posso ser treinador de futebol. Estamos tão insatisfeitos quanto a torcida. O Renato aqui é o menos importante. O que importa é que a torcida apoie aos jogadores. Se eu pedisse algo, seria esse apoio nos 90 minutos. No intervalo pode manifestar-se, no final (também). Renato está preparado para essas coisas, tem 54 anos, 23 ou 24 anos de futebol e está preparado para essas coisas. Está descontente também, mas também sente. E eu tinha dito aos meus jogadores que uma exibição como essa poderia acontecer em qualquer momento porque nós não fomos amassados por ninguém nas derrotas, não perdemos de goleada”.

renato paiva do botafogo tecnico
Foto: Vitor Silva/BFR

“Andávamos no detalhe, nos jogos que não aproveitávamos os adversários e eles aproveitavam os nossos. Gera descontentamento, obviamente, mas a torcida quer ver sua equipe ganhar e meu trabalho é ver como estamos e manter o equilíbrio. Sou responsável. Tenho imenso respeito por eles, foram muito importantes hoje. No momento em que estávamos em sofrimento de 1 a 0 e eles ali não pararam de cantar. E é isso que eu peço. Por favor, apoiem os jogadores 90 e muitos minutos. Cobrar é normal”.

A oitava vitória consecutiva sobre o adversário alivia a pressão sobre o treinador Renato Paiva, que vinha sendo duramente criticado pelo público após uma sequência de quatro partidas sem vencer.
O Botafogo, com oito pontos, sobe para a sexta posição.