Meu Botafogo

Álvaro Montoro: Botafogo mira joia argentina e quer repetir estratégia usada com Almada

alvaro montoro botafogo
Alvaro Montoro; Foto: Divulgação

O Botafogo segue em busca de reforços para o setor ofensivo e tem em vista uma nova promessa do futebol argentino: Álvaro Montoro, meia-atacante de apenas 17 anos, atualmente no Vélez Sarsfield. A joia argentina brilhou na estreia do clube na Libertadores 2025, marcando o gol da vitória sobre o Peñarol por 2 a 1, e chamou atenção do departamento de scout do Glorioso.

Alvarez Montoro em ação pelo Velez Sarsfield. Foto: Divulgação.
Alvarez Montoro em ação pelo Velez Sarsfield. Foto: Divulgação.

Quem foi o melhor reforço do Botafogo em 2025?

A atuação de Montoro não passou despercebida em General Severiano. Segundo o jornal argentino Olé e o portal O Globo, o Botafogo vê no jovem uma oportunidade semelhante à que teve com Thiago Almada — que se destacou no clube em 2024 antes de seguir para a Europa.

Montoro, inclusive, pode seguir o mesmo caminho, com passagem planejada por outro clube da rede Eagle Football, como o Olympique de Lyon.

A diretoria alvinegra avalia uma investida na próxima janela de transferências, no meio do ano. O interesse é tratado com cautela, mas existe a intenção de abrir negociações com o Vélez, especialmente porque o contrato do jogador com o clube argentino termina em 31 de dezembro deste ano.

O presidente do Vélez, Fabián Berlanga, já revelou em entrevista que o estafe do atleta pediu para aguardar até que ele complete 18 anos — o que acontece em 18 de abril — para iniciar conversas sobre renovação.

Álvaro Montoro já disputou 29 partidas pela equipe principal do Vélez, tendo estreado profissionalmente em fevereiro de 2024. Seu desempenho crescente e maturidade em campo o colocam como uma das maiores apostas do futebol argentino atualmente. Com o gol diante do Peñarol, tornou-se o jogador mais jovem da história do clube a marcar em uma Libertadores, com 17 anos e 350 dias.

A chegada do garoto ao Botafogo seria vista não apenas como um reforço técnico imediato, mas como uma peça de médio e longo prazo dentro da filosofia do clube e da SAF comandada por John Textor. O plano contempla possível valorização no futebol brasileiro e, em seguida, um salto para o futebol europeu, replicando o modelo de Almada.

Caso as conversas avancem, o Botafogo pode contar com Álvaro Montoro já no segundo semestre, reforçando o elenco para a reta final do Brasileirão, os confrontos decisivos da Libertadores e o Super Mundial de Clubes.