O empate em 0 a 0 no Allianz Parque pela estreia do Campeonato Brasileiro não foi apenas um bom resultado para o Botafogo: foi a consolidação de um trabalho defensivo sólido e de uma sequência dominante sobre o Palmeiras. E no centro dessa consistência está o jovem zagueiro Jair, de 20 anos, que foi o principal nome da defesa alvinegra.

Na estreia da competição, Jair foi absoluto. Com 10 cortes (líder do jogo), 13 ações defensivas (também o maior número em campo), 0 dribles sofridos e 7 de 8 duelos vencidos, o defensor mostrou força, leitura e imposição física contra um dos ataques mais perigosos do país. Como resultado, foi premiado com uma nota 7.6 no Sofascore, a maior da defesa botafoguense.

A segurança proporcionada por Jair se refletiu diretamente na manutenção de um impressionante tabu.
O Botafogo chegou ao quinto jogo consecutivo sem perder para o Palmeiras, com um aproveitamento de 73,3% no período: foram 3 vitórias e 2 empates, com 8 gols marcados e apenas 4 sofridos. A equipe carioca finaliza com mais precisão (7,5 finalizações para fazer um gol) e sofre menos perigo (20,5 finalizações para sofrer um) nos confrontos diretos.

Mesmo com menos posse de bola (43,2%), o Glorioso soube controlar o jogo sem sofrer riscos, característica de um time maduro, que confia em sua estrutura defensiva — onde Jair começa a se firmar como pilar.
A atuação do jovem zagueiro reforça o bom momento do setor defensivo alvinegro e aumenta a expectativa para a sequência da temporada. Com o elenco mais encorpado e jovens como Jair em ascensão, o Botafogo segue mostrando que está pronto para brigar de igual para igual com os favoritos.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.