Mesmo com desempenho acima da média em 2025, Patrick de Paula começa no banco de reservas na estreia do Botafogo no Campeonato Brasileiro, neste domingo (30), contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O meio-campista, que lidera diversas estatísticas do elenco alvinegro neste início de temporada, dá lugar a Savarino, que retorna após defender a Venezuela nas Eliminatórias.

Com três gols em dez jogos, Patrick é o artilheiro do time no ano. Além disso, soma 56 bolas recuperadas (3º do elenco), 23 dribles certos (também 3º), 8 passes decisivos e um aproveitamento de 62% nos lançamentos longos. Sua média no Sofascore é de 7.31 — a maior do Botafogo em jogos oficiais em 2025.

A decisão do técnico Renato Paiva, no entanto, não parece ser técnica, mas tática. Savarino e Santiago Rodríguez formam a dupla de meias ofensivos, enquanto Marlon Freitas e Gregore ficam mais recuados. Patrick, que atua mais como um segundo volante com liberdade para chegar ao ataque, deve entrar no decorrer do jogo.
Para quem acompanha de perto a trajetória do camisa 6, o momento atual é fruto de muito mais do que talento com a bola.

“Conheço muito bem o Patrick. Foram seis anos de trabalho conjunto, desde a base, com foco em desenvolver sua performance mental, concentração, inteligência emocional e tomada de decisão”, afirma Lulinha Tavares, treinador mental, hoje no Corinthians. “A recuperação da lesão em 2024 foi um grande desafio, mas o preparo mental foi determinante para que ele voltasse ainda mais forte.”
A ausência no time titular neste domingo pode ser pontual. Se repetir o impacto das últimas partidas, Patrick de Paula deve retomar sua vaga naturalmente. O Botafogo, atual campeão brasileiro, inicia sua jornada em 2025 buscando manter a hegemonia e provar, mais uma vez, que o coletivo é forte — mas conta com talentos prontos para decidir.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.