O caminho do Botafogo na busca pelo bicampeonato da Libertadores está definido. No sorteio realizado nesta segunda-feira (17/3), na sede da Conmebol, no Paraguai, o Glorioso caiu no Grupo A, ao lado de Estudiantes (ARG), Universidad de Chile (CHI) e Carabobo (VEN). A estreia acontece fora de casa contra a equipe chilena, entre os dias 1º e 3 de abril.
O primeiro jogo do Botafogo no Estádio Nilton Santos ocorre na semana seguinte, entre 8 e 10 de abril, contra o Carabobo, equipe venezuelana que disputa a fase de grupos pela primeira vez em sua história.
Análise do grupo do Botafogo
Entre os adversários, o Estudiantes é o mais perigoso.
Garantiu vaga na Libertadores ao conquistar a Copa da Liga Argentina e o Troféu dos Campeões contra o Vélez. Presidido por Juan Sebastián Verón, o clube está no centro de um debate sobre a proibição de Sociedades Anônimas Desportivas (SADs) na Argentina, após assinar um pré-acordo para receber um investimento de mais de R$ 150 milhões.
O clube já enfrentou o Fogão na fase de grupos da Libertadores de 2017, quando os cariocas venceram por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos e perderam por 1 a 0 na Argentina. O Estudiantes manda seus jogos no Jorge Luis Hirschi, estádio com capacidade para 32.500 torcedores, que foi reformado por 14 anos e reinaugurado em 2019, mantendo o ambiente de pressão típico do futebol argentino.
O técnico Eduardo Domínguez comanda a equipe desde 2023, após passagens por Nacional-URU, Colón e Independiente. No Campeonato Argentino, o time faz uma campanha promissora, estando a quatro pontos do líder Boca Juniors após 10 rodadas, mas tropeçou contra adversários considerados mais fracos, como Rivadaria e Aldosivi.

A Universidad de Chile teve uma temporada instável em 2024, conquistando a Copa Chile, mas perdendo o título nacional na última rodada ao empatar em casa com o Everton de Viña del Mar.
O Glorioso já enfrentou a equipe na Libertadores de 1996, vencendo no Maracanã e perdendo no Chile, com ambos avançando no torneio.
O time manda seus jogos no Estádio Nacional do Chile, palco de momentos históricos e com capacidade para mais de 45 mil torcedores. No comando está Gustavo Álvarez, técnico argentino que se destacou no Huachipato, campeão chileno em 2023.
Vencer em Santiago é importante para as pretensões do Alvinegro. A Universidad de Chile teve um início irregular no Campeonato Chileno, com duas vitórias, um empate e uma derrota, ocupando a sexta posição entre 16 times. A equipe venceu todos os jogos em casa, mas vai mal como visitante.
Já o Carabobo é o rival mais acessível do grupo.
Vice-campeão venezuelano, a equipe não tem tradição internacional e, ao contrário de outros times do país, não joga em regiões de altitude. Isso evita um dos grandes desafios da competição e pode facilitar a vida do time carioca.

Tabela do Botafogo na fase de grupos
- 1ª rodada: Universidad de Chile x Botafogo (1, 2 ou 3 de abril)
- 2ª rodada: Botafogo x Carabobo (8, 9 ou 10 de abril)
- 3ª rodada: Estudiantes x Botafogo (22, 23 ou 24 de abril)
- 4ª rodada: Carabobo x Botafogo (6, 7 ou 8 de maio)
- 5ª rodada: Botafogo x Estudiantes (13, 14 ou 15 de maio)
- 6ª rodada: Botafogo x Universidad de Chile (27, 28 ou 29 de maio)
O grupo do Botafogo pode ser considerado equilibrado, mas bastante acessível para a equipe carioca. A presença do Estudiantes trouxe um adversário de peso, porém, a Universidad de Chile não vive um grande momento e o Carabobo é o time de menor expressão.
Caso o Botafogo consiga confirmar seu favoritismo, a tendência é que a classificação seja decidida nos confrontos diretos contra os argentinos e chilenos. Garantir vitórias em casa pode evitar complicações e possbilitar brigar pela melhor campanha da fase de grupos, o que pode facilitar o caminho.

O Glorioso chega à Libertadores cheio de moral, após a conquista histórica em 2024 e realmente pode ter a melhor campanha da 1ª fase se jogar um futebol no nível do ano passado.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.