Meu Botafogo

John Textor fala sobre racismo e a CBF: “Ednaldo compartilhou comigo sua perspectiva e…”

John Textor botafogo
Foto: Vitor Silva/Botafogo.

John Textor, dono do Botafogo, teve uma reunião com Edinaldo Rodrigues, presidente da CBF, para debater temas importantes do futebol brasileiro. Durante a conversa, Textor formalizou o apoio do clube à reeleição de Edinaldo e reforçou sua preocupação com o combate ao racismo nos estádios.

O dirigente alvinegro destacou a importância da luta contra a discriminação racial e citou um episódio recente envolvendo Luighi, jogador do Palmeiras, que foi vítima de racismo e se emocionou ao falar sobre o caso em um vídeo que repercutiu mundialmente.

A fala de John Textor sobre o racismo no futebol

“Compartilhei com Edinaldo nossas profundas preocupações, e aquelas dos donos de times ao redor do mundo que me contataram, depois de ver o vídeo inspirador e de partir o coração de Luighi, do Palmeiras, revelando nas emoções mais cruas o que deve ser ser vítima do CRIME do racismo. Claro que todos nós sabemos que o racismo é um problema enorme, mas muitos de nós, em nossas vidas ocupadas, estamos agora emocionalmente impressionados com a coragem deste jovem, que exigiu através de suas lágrimas nossa ação imediata.”

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Foto: CBF/ Reprodução
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Foto: CBF/ Reprodução

O proprietário do Botafogo ressaltou a urgência de medidas concretas para combater a discriminação no esporte e defendeu maior mobilização das autoridades do futebol. Para ele, o episódio com o jogador palmeirense deve servir como um alerta para acelerar mudanças.

“Por que demoramos tanto para agir, e como podemos deixar este jovem (e muitos outros) se sentirem assim, já que ele está apenas fazendo o seu melhor para crescer e se desenvolver, e fazer uma contribuição para sua comunidade? Eu sei que Luighi não começou o dia, naquele dia, com o objetivo de acordar o mundo, novamente, para o crime de racismo – ele estava apenas tentando ganhar uma partida de futebol com seus amigos em seu clube favorito – mas ele acordou o mundo, e devemos nos solidarizar com ele, com o Palmeiras e com todo o Brasil – enquanto amplificamos a mensagem de Luighi para o mundo.”

Apoio a Edinaldo Rodrigues na CBF

Além da questão do racismo, John Textor declarou publicamente seu apoio à reeleição de Edinaldo Rodrigues para a presidência da CBF. O dirigente destacou a trajetória de Edinaldo, que enfrentou desafios e preconceitos ao longo da vida, e o vê como um líder capaz de promover mudanças estruturais no futebol brasileiro.

textor investiga manipulação de resultados
John Textor (foto: Vitor Silva/BFR)

“Ednaldo compartilhou comigo sua perspectiva, como um homem de cor, do nordeste do Brasil. Ele enfrentou racismo muitas vezes em sua vida e conseguiu ascender a um nível de grande importância em nossa sociedade. Ele é um grande exemplo para jovens, como Luighi, que não deveriam ter que enfrentar os desafios que Ednaldo viu diretamente, ao longo de sua vida.”

Textor acredita que Edinaldo está comprometido em fortalecer o combate ao racismo e que sua continuidade na CBF pode ser essencial para o progresso nessa pauta.

textor de olho no psg
John Textor no Estádio Nilton Santos. Foto: Vitor Silva/BFR

“Ednaldo também ficou muito tocado por este momento e pela coragem deste jovem, e me sinto muito confortável que ele seja a pessoa certa para liderar a contribuição da CBF para um progresso significativo no desafio do racismo dentro do nosso jogo importante e influente.”

Com esse posicionamento firme, o Botafogo, através de seu dono, reforça seu papel não apenas dentro das quatro linhas, mas também como um clube engajado em debates essenciais para a evolução do futebol brasileiro.