Meu Botafogo

Botafogo atento: Fifa divulga calendário da Copa Intercontinental e choca com Brasileirão

botafogo x Pachuca MEX pela Intercontinental Cup Qatar 2024 no Estadio Stadium 974. 11 de Dezembro de 2024, Doha, Catar. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Foto: Vitor Silva/Botafogo

A Fifa oficializou as datas da Copa Intercontinental 2025, e o calendário traz um grande desafio para o futebol brasileiro. Caso um clube do país conquiste a Libertadores – como fez o Botafogo em 2024 –, ele terá que dividir atenções entre a reta final do Campeonato Brasileiro e a competição internacional, que acontece em dezembro.

O torneio começa no dia 10 de dezembro, quando o campeão da Libertadores enfrenta o vencedor da Concachampions no chamado Dérbi das Américas. Se avançar, esse time joga novamente no dia 13, pela Challenger Cup, e pode disputar a grande final contra o campeão da Liga dos Campeões da Uefa no dia 17 de dezembro.

O problema? Essas são as mesmas datas das últimas três rodadas do Brasileirão, que só termina no dia 21 de dezembro.

Botafogo x Pachuca MEX pela Intercontinental Cup Qatar 2024 no Estadio Stadium 974. 11 de Dezembro de 2024, Doha, Catar. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Botafogo x Pachuca Foto: Vitor Silva/BFR

Para o Botafogo, que além da Libertadores também está classificado para o Super Mundial de Clubes da Fifa em junho, a temporada de 2025 promete ser um grande teste de planejamento. O clube terá que lidar com um calendário caótico, incluindo possíveis ausências em jogos decisivos do Campeonato Brasileiro.

O dilema já preocupa torcedores e dirigentes. Caso o Glorioso conquiste o bicampeonato da Libertadores, será necessário um elenco robusto para lidar com a maratona de competições e evitar que a disputa da Copa Intercontinental prejudique a reta final do Brasileirão.

Penarol x Botafogo pela Copa Conmebol Libertadores no Estadio Centenario. 30 de outubro de 2024, Montevideu , Uruguai. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Em 2024, o Botafogo foi o clube com mais partidas disputadas no mundo, totalizando 75 jogos ao longo da temporada. O Glorioso obteve 43 vitórias, 19 empates e 13 derrotas, fechando o ano com um aproveitamento de 65,8%. O time marcou 123 gols e sofreu 65, além de criar 160 grandes chances. A equipe se destacou defensivamente, com 31 jogos sem sofrer gols (41% do total), e precisou, em média, de 8,8 finalizações para marcar um gol, enquanto seus adversários necessitavam de 13,7 finalizações para balançar as redes alvinegras.

Calendário da Copa Intercontinental 2025:

  • 10/12 – Dérbi das Américas (Campeão da Libertadores x Campeão da Concachampions)
  • 13/12 – Challenger Cup (Semifinal)
  • 17/12 – Final contra o campeão da Liga dos Campeões da Uefa