Meu Botafogo

Igor Jesus pode voltar a ser goleador no Botafogo? Análise aponta cenário com Renato Paiva

Jesus. Botafogo x Penarol pela Copa Conmebol Libertadores no Estadio Niltos Santos. 23 de Outubro de 2024, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Destaque na conquista da Libertadores e do Brasileirão de 2024, Igor Jesus começou 2025 de forma discreta, sem repetir o nível de atuações que o levou até a Seleção Brasileira. Acabou nem sendo convocado para os primeiros jogos de 2025 por Dorival Júnior.

A queda coletiva do Botafogo no início da temporada impactou diretamente o centroavante, que deixou de ser abastecido da mesma forma. Agora, com Renato Paiva no comando, o jogador pode encontrar um esquema tático que o favoreça e recupere sua confiança.

Ao longo do ano passado, Igor Jesus se destacou pela mobilidade, intensidade sem a bola e poder de finalização.

Luiz Henrique e Igor Jesus em ação com a camisa do Botafogo. Foto: Felipe Silva.
Luiz Henrique e Igor Jesus em ação. Foto: Felipe Silva.

No entanto, a saída de Thiago Almada e Luiz Henrique deixou o sistema ofensivo do Botafogo mais engessado, limitando suas oportunidades de gol. O comentarista Ramon Motta, pelo GE, destacou essa mudança:

“Igor Jesus não está sendo abastecido como no ano passado. A queda técnica e tática da equipe ficou muito evidente com a saída de Almada e Luiz Henrique. Ele perdeu jogadores ao seu lado que potencializavam o seu desempenho.”

Agora, sob a orientação de Renato Paiva, o atacante pode se beneficiar do jogo posicional do treinador, que foca na amplitude e na movimentação para abrir espaços. O novo técnico gosta de trabalhar com um centroavante que atue como referência, mas que tenha liberdade para trocar de posição e facilitar infiltrações de volantes e meias.

A comentarista Jéssica Cescon acredita que essa abordagem pode ser vantajosa para Igor Jesus:

“O jogo de posição não demanda um 9 fixo, e isso é uma boa notícia para Igor Jesus. Ele poderá sair da área em alguns momentos, desde que outro jogador ocupe o espaço. O sistema de Paiva pode ajudar a recuperar seu desempenho.”

Com uma pré-temporada tardia e um novo trabalho sendo implementado, a tendência é que Igor recupere sua forma nas próximas semanas. O atacante tem características que se encaixam no modelo proposto por Paiva e pode voltar a ser decisivo no ataque do Botafogo.

Igor Jesus desempatou a partida. (Foto: Vitor Silva/ Botafogo )
Foto: Vitor Silva/BFR

Se a estruturação do time for bem-sucedida, Igor pode reviver a boa fase de 2024 e retomar seu papel como peça-chave do Glorioso, além de fortalecer sua briga por uma vaga na Seleção Brasileira.