Meu Botafogo

Ícone do passado do Botafogo volta como adversário em jogo especial

Gregore. Atletico MG x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Arena Independencia. 19 de Novembro de 2024, Belo Horizonte, MG, Brasil. Foto Vitor Silva Botafogo
Gregore vs Hulk no Atlético MG x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro (Foto Vitor Silva Botafogo)

Neste domingo (20), um reencontro especial movimenta a partida entre Atlético-MG e Botafogo, no Mineirão. Atual técnico do Galo, Cuca enfrentará o clube onde viveu uma das fases mais marcantes de sua carreira. Antes dos títulos e da era SAF, o treinador foi responsável por montar um dos times mais empolgantes da história recente alvinegra.

cuca quer volante do botafogo no atletico
Foto: Bruno Cantini

Estão confiantes no trabalho de Renato ´Paiva para 2025 no Botafogo?

Comandando o Botafogo entre 2006 e 2008, em duas passagens, Cuca ficou marcado pelo famoso “Carrossel Alvinegro” de 2007.

A equipe liderou o Campeonato Brasileiro por 13 rodadas, encantou o torcedor com futebol ofensivo e teve nomes como Dodô, Zé Roberto, Túlio e Lúcio Flávio como protagonistas. Apesar de não ter conquistado títulos, deixou uma forte memória afetiva no torcedor botafoguense.

Curiosamente, após deixar o Glorioso, Cuca conquistou seu primeiro título justamente contra o ex-clube: o Campeonato Carioca de 2009, pelo Flamengo. Foi no Atlético-MG, porém, que sua trajetória se consolidou, com a Libertadores de 2013, o Brasileirão e a Copa do Brasil de 2021, e quatro títulos estaduais, incluindo o de 2025.

Enquanto isso, o Botafogo trilhou um caminho de reconstrução até alcançar o auge em 2024, com as conquistas do Brasileirão e da Libertadores. A transformação sob comando da SAF e de John Textor levou o clube de volta ao protagonismo. Agora, com Renato Paiva no comando, o Glorioso busca engrenar na temporada.

Cuca reencontra um Botafogo muito diferente daquele que treinou — mais estruturado, vitorioso e ambicioso. Mas, para os alvinegros nostálgicos, será inevitável lembrar dos tempos de um time que, mesmo sem levantar taças, fez sonhar.