O empate em 0 a 0 do Botafogo contra o São Paulo nas quartas de final da Conmebol Libertadores gerou questionamentos entre os torcedores sobre a eficiência ofensiva da equipe. Mesmo dominando a partida e criando várias oportunidades, o time não conseguiu balançar as redes, o que trouxe à tona dúvidas sobre o aproveitamento das finalizações.
Contudo, apesar desse resultado, os dados estatísticos mostram que o Botafogo é o time mais eficiente em finalizações na Série A do Brasileirão, necessitando de apenas 7,67 tentativas para marcar um gol. No entanto, essa média subiu nos últimos três jogos, com 64 finalizações e apenas quatro gols marcados, resultando em um aproveitamento de uma bola na rede a cada 16 tentativas, o dobro do que o time costuma apresentar.
Botafogo pode superar marca
Outros times com alto aproveitamento no Brasileirão são Flamengo, Bahia, São Paulo e Juventude, que completam o top 5 de eficiência. Apesar de a equipe de Artur Jorge ser a mais eficiente no campeonato nacional, o empate sem gols contra o São Paulo foi apenas a sexta vez que o time não marcou desde que o treinador assumiu.
O Fogão, que possui o melhor ataque da Série A com 45 gols, enfrenta o Fluminense no próximo sábado, pelo Brasileirão. Se mantiver sua média de gols, pode superar a marca de 65 gols, o melhor desempenho ofensivo de sua história na competição, superando os 62 gols feitos em 2007.
Leia também
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.