Meu Botafogo

“Até 22 jogos de suspensão”: Briga em Flamengo x Botafogo pode gerar desfalques sérios

Reprodução/Premiere

Os zagueiros Alexander Barboza, do Botafogo, e Cleiton, do Flamengo, expulsos após a confusão no clássico Flamengo x Botafogo, podem ser suspensos por até 22 jogos no TJD-RJ. A análise foi feita pelo advogado Gabriel Caputo, especialista em direito desportivo, em entrevista à “CNN”.

Barboza pode receber até 12 jogos de suspensão por tentar agredir Bruno Henrique e um segurança do Flamengo. Além disso, sua participação direta no início do tumulto pode acarretar mais 10 jogos de punição.

Já Cleiton, que acertou um soco em Barboza, provocando ferimentos na boca e a perda de um dente do argentino, pode ser punido com 4 a 12 jogos pelo ato, além de mais 10 jogos por envolvimento na confusão geral.

Outros envolvidos e punições adicionais

Gerson, também expulso no confronto, está sujeito a suspensão de 2 a 10 jogos por sua participação na briga. Segundo Gabriel Caputo, jogadores do Botafogo que aguardaram os atletas do Flamengo no túnel de acesso aos vestiários, com intenção de agressão, podem ser denunciados por conduta contrária à disciplina (art. 258 do CBJD) e punidos com 1 a 6 jogos.

Além disso, Bruno Henrique e outros participantes da confusão também podem enfrentar sanções semelhantes, variando de 2 a 10 jogos.

briga-flamengo-botafogo-860x456
Foto: Reprodução/ Premiere

Os clubes também não escapam das possíveis punições. Fla e Fogo podem ser multados em até R$ 20 mil cada pela confusão que marcou o clássico, deixando o clima entre as equipes ainda mais acirrado.

Com tantas implicações disciplinares em jogo, o TJD-RJ terá um grande desafio para analisar os fatos e decidir as punições, que podem impactar diretamente a sequência das competições para os dois clubes.