Meu Botafogo

Botafogo: ‘Quem está liderando sou eu, para o bem e para o mal…’

A dupla Tiquinho e Eduardo de volta. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
A dupla Tiquinho e Eduardo de volta. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A decisão tão aguardada da Libertadores 2024 está chegando. Neste sábado (30), Atlético-MG e Botafogo entram em campo no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, para disputar o título mais cobiçado da América do Sul. Será uma batalha que promete marcar a história de ambos os clubes, com estratégias e ajustes que podem definir o destino da taça.

O técnico Artur Jorge, do Botafogo, trouxe reflexões sobre a responsabilidade e os detalhes que envolvem uma final tão importante, enfatizando a importância de cada escolha feita até agora no projeto do clube.

Botafogo: O que muda em uma final?

Questionado sobre o que muda ao se preparar para um jogo dessa magnitude, Artur Jorge respondeu com clareza:

Franclin, Artur e João Cardoso no Espaço Lonier. (Foto: Vitor Silva/BFR)
Franclin, Artur e João Cardoso no Espaço Lonier. (Foto: Vitor Silva/BFR)

“Não sai da esfera do treinador. Pelo contrário. Aquilo que foram os ajustes pontuais precisamos fazer na altura certa, tem que ter o aval de quem está liderando o processo. E quem está liderando sou eu, para o bem e para o mal. É importante perceber que aquilo que fizemos enquanto ajuste e a capacidade que tivemos como clube para buscar jogadores foram feitos de forma a conseguir aquilo que era o investimento, a condição técnica e a vontade dos jogadores.”

A fala do treinador reforça a ideia de que o planejamento, tanto técnico quanto estratégico, será o diferencial na busca pela conquista inédita do Botafogo na competição. Desde a escolha de reforços até os ajustes táticos, tudo foi feito com o objetivo de alcançar este momento.

Estratégias em jogo

O Botafogo chega à final embalado por uma vitória convincente sobre o Palmeiras por 3 a 1 no Brasileirão, que o colocou novamente na liderança da competição nacional. A confiança está alta, mas o desafio é imenso. O Atlético-MG, liderado por Gabriel Milito, é conhecido por sua consistência defensiva e eficiência ofensiva, especialmente com a presença de jogadores decisivos como Hulk e Deyverson. Mas vem de uma sequência ruim sem vitórias e teve confusão no treino antes da final.

Artur Jorge Foto Vitor Silva
Artur Jorge (Foto: Vitor Silva)

Artur Jorge, por sua vez, aposta na força coletiva do Botafogo e na capacidade de seus jogadores de responderem bem em momentos decisivos. A equipe alvinegra conta com talentos como Thiago Almada, indicado ao prêmio Fifa The Best, e Igor Jesus, que vive grande fase, para superar o rival mineiro.