O Botafogo corre o risco de não ter seus torcedores no Estádio Campeón Del Siglo, em Montevidéu, na partida de volta contra o Peñarol, válida pela semifinal da Libertadores. Segundo o jornalista Martin Chaquero, Ignacio Alonso, presidente da Associação Uruguaia de Futebol, está pressionando a Conmebol para proibir a presença de botafoguenses no jogo desta quarta-feira.
Carlos Manta, membro do Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol, revelou a tentativa durante uma entrevista à rádio Carve Deportiva. Ele afirmou que os uruguaios têm criticado duramente a atuação da Polícia brasileira durante os tumultos causados pelos torcedores do Peñarol no Rio de Janeiro, que incluíram a destruição de quiosques e incêndio de veículos. A versão apresentada pelos uruguaios alega que os torcedores do Peñarol foram vítimas de um tratamento excessivo por parte das autoridades brasileiras, e cobram uma resposta da Conmebol.
Torcida do Botafogo proibida?
“Nacho Alonso está em contato com autoridades da Conmebol para que isso não volte a ocorrer, embora saibamos que é difícil. O Brasil tem um grande peso econômico para a federação, o que torna complicado impor qualquer restrição aos clubes brasileiros”, disse Carlos Manta.
“Estamos tentando pressionar por alguma medida. Não é só uma questão do Peñarol, mas também afeta o Nacional e clubes argentinos, especialmente quando jogam no Rio de Janeiro.”
Manta destacou que o objetivo imediato é impedir a presença da torcida do Botafogo no estádio na próxima quarta-feira. “Estamos fazendo tudo o que é possível. Temos receio pela segurança, e sabemos o que muitos torcedores inocentes do Peñarol passaram no Rio de Janeiro. Mesmo que as autoridades locais ofereçam garantias, não sei até que ponto isso será suficiente”, concluiu.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.