O Botafogo entrou em 2025 como campeão brasileiro e da Libertadores, mas a realidade nas primeiras semanas da temporada tem sido outra. Após sete jogos — sendo cinco pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Libertadores — o time comandado por Renato Paiva soma apenas duas vitórias, dois empates e três derrotas, com um aproveitamento de 38,1%, um dos piores entre os clubes brasileiros que disputam o principal torneio continental.

A maratona de jogos, com compromissos a cada três dias, tem cobrado caro de elencos mal ajustados ou que não conseguiram manter o padrão técnico do ano anterior.
E o Botafogo, que fez grandes investimentos em 2024 e passou por reformulações no início deste ano, parece ser um dos mais afetados pela sobrecarga física, emocional e tática.

Entre os sete clubes brasileiros na Libertadores, o Botafogo só tem desempenho superior ao do Fortaleza (28,6%). O líder nesse recorte é o Palmeiras, com impressionantes 90,5% de aproveitamento, seguido por Flamengo (66,7%) e São Paulo (52,4%). O Alvinegro, por sua vez, venceu apenas uma partida em cada competição e mostrou queda de rendimento nos dois lados do campo.

A defesa, antes sólida, tem falhado com regularidade. O ataque, pouco efetivo, precisou de 96 finalizações para marcar seis gols. Os dados reforçam o diagnóstico: o time está desgastado e mal coordenado. A posse de bola, embora superior a 56%, não se converte em controle ou resultado.
O alerta está ligado. O Botafogo enfrenta o Estudiantes nesta quarta-feira, na Argentina, pela Libertadores, e depois encara o Fluminense no sábado, pelo Brasileirão. Dois jogos que podem definir não apenas a continuidade nas competições, mas o rumo da temporada e o futuro de Renato Paiva no comando técnico. A maratona continua — mas o fôlego do Glorioso parece curto.
Na quarta-feira, contra o Estudiantes, às 21h30 (horário de Brasília) o duelo em La Plata é válido pela terceira rodada do grupo A da Libertadores. O Glorioso é o terceiro colocado com três pontos.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.