De olho na preparação para a disputa do Super Mundial de Clubes, o Botafogo se uniu a Flamengo, Fluminense e Palmeiras para solicitar o adiamento dos jogos da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os quatro clubes, únicos representantes brasileiros no torneio da FIFA, enviaram um ofício conjunto à CBF pedindo a mudança das partidas marcadas para o dia 12 de junho.
O Glorioso enfrentaria o Mirassol no Estádio Nilton Santos, apenas três dias antes da estreia contra o Seattle Sounders, marcada para 15 de junho, em Seattle, nos Estados Unidos. Com o pedido, a diretoria alvinegra busca evitar desgaste logístico e físico em meio à reta decisiva de preparação para a competição mais importante do calendário de 2025.
“Os clubes signatários vêm solicitar da CBF o adiamento de suas partidas válidas pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, possibilitando dessa forma a viagem de nossas delegações durante o período da data FIFA, compreendido entre os dias 02 e 10 de junho de 2025”, diz trecho do documento.

A 12ª rodada está posicionada entre a data FIFA de junho e a estreia no Super Mundial.
Ou seja, isso comprometeria o planejamento de viagem e adaptação das equipes. O Botafogo, por exemplo, teria apenas dois dias entre a partida contra o Mirassol e a estreia nos EUA, enfrentando fuso horário, logística e adaptação. Realmente, algo errado e desgastante.
Além do time carioca, o Palmeiras estreia no mesmo dia 15 contra o Porto, em Nova Jersey. O Flamengo entra em campo no dia 16 contra o Espérance, da Tunísia, na Filadélfia, e o Fluminense inicia sua campanha no dia 17, diante do Borussia Dortmund, também em Nova Jersey.

A resposta da CBF ainda não foi divulgada, mas a tendência é que a entidade analise o impacto da alteração no calendário e na grade de transmissões.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.