Com o Super Mundial de Clubes da FIFA em 2025 se aproximando, o Botafogo, que vive uma temporada brilhante no Brasileirão e disputa a final da Libertadores, enxerga o torneio internacional como uma oportunidade única de projeção global. No entanto, mesmo que conquiste o título da Libertadores, o Botafogo não estaria entre os cabeças de chave, segundo os critérios de classificação previstos.
Os cabeças de chave serão os quatro sul-americanos e os quatro europeus mais bem posicionados no ranking FIFA/Conmebol. Atualmente, Flamengo, Palmeiras e River Plate lideram esse ranking na América do Sul, enquanto o quarto posto ficará com o campeão da Libertadores, mas apenas se este for o Atlético-MG, que ocupa a terceira posição no ranking. Caso o Botafogo conquiste o título, a última vaga de cabeça de chave sul-americana passaria para o Fluminense, que é o quinto no ranking.
Botafogo e as feras da Europa
Sem o status de cabeça de chave, o Botafogo enfrentará um grupo mais complicado, que deverá incluir até dois clubes europeus, possivelmente um do grupo de elite, como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique ou PSG. Isso torna a missão alvinegra na competição ainda mais desafiadora, com confrontos de alto nível logo na fase de grupos.
Ainda assim, a chance de disputar esse campeonato mundial impulsiona o Glorioso a manter o foco na Libertadores, ciente de que um título continental seria um marco histórico e garantiria sua presença no torneio de clubes mais importante do cenário global.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.