Meu Botafogo

Botafogo perto da vaga no Super Mundial, mas regra da Fifa impede 2 clubes do mesmo dono

super mundial fifa botafogo
imagem: fifa.com

A Fifa divulgou que um dos clubes classificados para o Super Mundial de Clubes 2025 terá que ceder sua vaga devido a uma restrição regulamentar. A princípio a última vaga da América do Sul será decidida entre Botafogo e Atlético-MG, com o vencedor da Libertadores 2025 garantindo a classificação para o torneio. No entanto, uma regra proíbe a participação de dois clubes pertencentes ao mesmo grupo econômico ou sob o mesmo proprietário.

Esse é o caso das equipes mexicanas León e Pachuca, ambas do conglomerado de Jesús Martínez Patiño. De acordo com o regulamento, apenas uma das duas poderá competir, e o empresário terá que optar por qual clube irá representar o grupo no Super Mundial.

A Fifa ainda não informou como será preenchida a vaga restante, mas o torneio está confirmado para ocorrer de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

Bastos, Botafogo x Atletico MG pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Niltos Santos. 07 de Julho de 2024, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Quem vai pegar a vaga? Botafogo ou Atlético-MG (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Clubes classificados para o Super Mundial de Clubes 2025:

  • América do Sul (6 vagas):
    Palmeiras (Brasil), Flamengo (Brasil), Fluminense (Brasil), River Plate (Argentina), Boca Juniors (Argentina), Botafogo ou Atlético-MG (a definir)
  • Europa (12 vagas):
    Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Porto (Portugal), Benfica (Portugal), Inter de Milão (Itália), PSG (França), Bayern de Munique (Alemanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Juventus (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), RB Salzburg (Áustria)
  • Américas do Norte e Central (4 vagas):
    Monterrey (México), Seattle Sounders (EUA), León (México), Pachuca (México)
    León e Pachuca não podem disputar a competição juntos. Um ficará fora.
  • Estados Unidos (país-sede – 1 vaga):
    Inter Miami (EUA)
  • África (4 vagas):
    Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Espérance (Tunísia), Mamelodi Sundowns (África do Sul)
  • Ásia (4 vagas):
    Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Reds (Japão), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), Al Ain (Emirados Árabes)
  • Oceania (1 vaga):
    Auckland City (Nova Zelândia)
Botafogo Palmeiras brasileirao
Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Super Mundial de Clubes 2025 promete reunir uma elite de times globais, mas a regra sobre controle acionário coloca um impasse para os clubes mexicanos León e Pachuca.