Meu Botafogo

“Cultura vencedora”: Renato Paiva fala sobre mudanças radicais no Botafogo

Renato Paiva, técnico do Glorioso. Foto: Vitor Silva
Renato Paiva, técnico do Glorioso. Foto: Vitor Silva

O técnico Renato Paiva prepara o Botafogo para o amistoso contra o Novorizontino, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, e já deixou claro que o compromisso será encarado com seriedade. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o treinador destacou que busca manter a cultura vencedora do elenco, sem mudanças bruscas no estilo de jogo que rendeu os títulos históricos de 2024.

“Será um adversário diferente, vamos ver como é que o adversário também encara o jogo, mas a nossa expectativa é sempre ganhar. Eu disse aos jogadores: a primeira informação que passei é que para mim não há amistosos. Não é para andarmos todos dando pancada, mas obviamente é para vencermos. A cultura vencedora se alimenta quando não há e se mantém quando existe. Então, vamos tentar fazer isso e acredito que eles vão corresponder no sábado”, afirmou Paiva.

Continuidade com ajustes pontuais

Renato Paiva rejeitou a ideia de mudanças radicais na equipe e enfatizou a importância de valorizar o que já foi construído. O treinador reforçou que seu papel será potencializar o que funcionou bem na última temporada e agregar novos conceitos ao modelo de jogo do Glorioso.

Santiago e Allan. Treino do Botafogo no Estadio Nilton Santos. 14 de Marco de 2025, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Santiago e Allan. Treino do Botafogo no Estádio Nilton Santos. 14 de Marco de 2025, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/BFR

“Contra o Cruzeiro já tivemos coisas muito interessantes que nós trazemos. Também é importante perceber que nós não promovemos uma mudança radical, nem um corte com o passado e com o que foi feito. Há muita coisa bem feita e por isso aquelas duas taças estão no clube. O que fizemos foi entender o que estava bem feito e acrescentar elementos pontuais que acreditamos ser um plus no jogo da equipe”, explicou o treinador.

O que esperar do Botafogo no amistoso?

Paiva reforçou que a equipe seguirá com a identidade que levou o Botafogo às conquistas em 2024, mas com ajustes defensivos e ofensivos que já começaram a ser implementados nos treinamentos e foram testados no jogo-treino contra o Cruzeiro.

Elenco do Botafogo. Foto: Vítor Silva/Botafogo
Elenco do Botafogo. Foto: Vítor Silva/Botafogo

“O que esperamos que aconteça é que se veja um Botafogo com a identidade da equipe campeã, mas com algumas nuances diferentes, tanto defensivas quanto ofensivas. Uma coisa é certa: eles estão treinando extraordinariamente bem. Hoje fizemos o treino 14, parece muito, mas não é tanto assim, mas para a realidade brasileira já é bastante. Estamos muito satisfeitos com aquilo que passamos, com aquilo que trabalhamos e com o que já vimos contra o Cruzeiro”, concluiu Paiva.