Meu Botafogo

Confusões entre torcidas de Vasco e Flamengo impactam jogo do Botafogo pela Libertadores

Tardezinha no Engenhão - Estádio do Botafogo
Arthur Barreto/Botafogo

Botafogo e São Paulo é um dos três jogos da Libertadores, que acontecem em dois dias no Rio de Janeiro. Normalmente isso já exigiria um grande esforço das autoridades para garantir a segurança e a mobilidade urbana, mas ainda tem Rock in Rio no meio disso tudo. As medidas da Prefeitura incluem o aumento dos efetivos de policiamento e agentes de trânsito, além da extensão dos horários dos serviços de metrô e trens da Supervia. O objetivo é minimizar os impactos do grande fluxo de pessoas nas ruas e garantir a tranquilidade durante os eventos.

Botafogo e Flu no mesmo dia

Nesta quarta-feira, o Fluminense enfrenta o Atlético-MG no Maracanã às 19h, enquanto o Botafogo jogará contra o São Paulo no estádio Nilton Santos às 21h30. Com uma distância de apenas 8km entre os estádios, espera-se um público de cerca de 100 mil torcedores nos dois jogos. No dia seguinte, 60 mil pessoas são aguardadas para a partida entre Flamengo e Peñarol, também no Maracanã, às 21h30. Simultaneamente, milhares de fãs estarão se deslocando para assistir aos shows de Ed Sheeran, Will Smith e Fundo de Quintal no Rock in Rio, localizado na Barra da Tijuca.

Foto: Vitor Silva / Botafogo
Foto: Vitor Silva / Botafogo

O alerta de segurança já havia sido aceso no último domingo, após confusões envolvendo torcedores antes do clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã. Várias brigas ocorreram em diferentes pontos da cidade, resultando em pessoas baleadas e 31 torcedores presos. Para evitar novos incidentes, cerca de 1.170 agentes públicos, entre policiais militares, civis, rodoviários e guardas municipais, estarão nas ruas, além de 900 seguranças privados. A escolta das torcidas organizadas será feita pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

No quesito transporte, o Metrô Rio e a Supervia aumentarão a frota de trens e estenderão o horário de operação até 1h30 da manhã para facilitar o retorno dos torcedores. O entorno dos estádios será interditado três horas antes das partidas, sendo o acesso permitido apenas para moradores e torcedores com ingresso. O uso do transporte público é altamente recomendado para evitar transtornos com o trânsito.