A vitória do Botafogo sobre o Vasco, por 3 a 0, no Nilton Santos, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi mais do que apenas uma conquista de três pontos. O Glorioso, que dominou o clássico em casa, garantiu não apenas uma vaga antecipada na Libertadores de 2025, como também se aproximou do título do Brasileirão, que pode ser decidido contra o Palmeiras.
Com o resultado, o Botafogo alcançou 67 pontos e ampliou a distância para o vice-líder, que possui 61 pontos, o que assegura sua posição no G4, mesmo com seis rodadas restantes.
Líder isolado na reta final, o Botafogo foi o primeiro clube a garantir vaga na Libertadores pelo Brasileirão, e agora aguarda a definição das demais vagas, que podem ser distribuídas para até oito equipes, dependendo dos resultados na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
Próximos jogos do Botafogo
O próximo passo do Alvinegro é vencer os confrontos contra Cuiabá e Atlético-MG antes de enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque. Se mantiver a vantagem até lá, uma vitória na 36ª rodada contra o time paulista pode assegurar matematicamente o título para o Botafogo, sem depender das últimas rodadas.
Após o clássico, o técnico Artur Jorge destacou a importância da vantagem atual e ressaltou a necessidade de manter o foco:
“Temos 18 pontos para disputar. Não vou cair no clichê de que é tudo igual. Quanto mais pontos tivermos de vantagem, mais próximos estamos do objetivo. É importante também humanizar o futebol e saber que há uma equipe que vai lutar até a exaustão. Sabemos que temos seis pontos de vantagem, mas também que nada está garantido. Temos que continuar dominantes, vencer, somar pontos, controlar ansiedades e afastar medos”, afirmou o treinador.
O Botafogo se prepara agora para o próximo desafio, que será neste sábado (9), quando enfrenta o Cuiabá, às 21h30, novamente no Nilton Santos.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.