O Botafogo voltou a assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro após a vitória contundente por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, em jogo válido pela 36ª rodada. Com 73 pontos, o time de Artur Jorge está muito próximo de quebrar um jejum de 29 anos e levantar a tão sonhada taça. A conquista, no entanto, pode acontecer já na próxima rodada, mesmo com um empate.
Para o Botafogo se sagrar campeão já na 37ª rodada, uma combinação de resultados é necessária. Primeiramente, o time carioca precisa, no mínimo, empatar com o Internacional, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira (4/12).
Além disso, será fundamental que o Palmeiras, segundo colocado com 70 pontos, seja derrotado pelo Cruzeiro no Mineirão. Nesse cenário, o Glorioso abriria uma vantagem intransponível de quatro pontos com apenas uma rodada restante, garantindo o título de forma antecipada.
Botafogo e a matemática do título
Com 73 pontos conquistados, o Botafogo depende apenas de si para ser campeão. Se vencer o Internacional, alcança 76 pontos e pode assegurar a taça independentemente de outros resultados. No entanto, um empate combinado à derrota do Palmeiras é suficiente para encerrar a espera de quase três décadas pelo troféu do Brasileirão.
Embora o título esteja próximo, o Botafogo não terá vida fácil. O Internacional, adversário da próxima rodada, luta por uma vaga na Libertadores, vem de uma sequência incrível e joga diante de sua torcida, o que promete ser um confronto intenso. Já o Palmeiras, que encara o Cruzeiro, terá de lidar com a pressão de vencer para seguir com chances na disputa.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.