Meu Botafogo

Botafogo merece o título do Brasileirão mais do que o Palmeiras; entenda

Botafogo Palmeiras brasileirao
Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Palmeiras continua na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, mas a falta de consistência e os erros recorrentes demonstram que o time não tem feito por merecer. Ao menos, não mais do que o Botafogo, que se mantém em duas frentes, encorpado em ambas: Libertadores e Brasileirão.

A derrota do Verdão para o Corinthians, resultado de falhas que se tornaram comuns em 2024, expôs a desorganização e a falta de inspiração da equipe alviverde, que sofre para manter o alto nível dos últimos anos. Em contraste, o Botafogo mostra uma temporada estável, mantendo a liderança do campeonato com um desempenho regular e sólido.

Enquanto o Palmeiras começou o ano com a conquista do Campeonato Paulista, dando esperanças aos torcedores de mais uma temporada de títulos, essa promessa foi se perdendo. Apesar do brilho de jovens talentos como Estêvão, que ajudou o time a avançar bem na fase de grupos da Libertadores, o desempenho no Brasileirão tem sido marcado por tropeços e inconsistências.

Botafogo e Palmeiras
Barboza
Defesa do Fogo está melhor (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Quarteto Fantástico do Botafogo é mais decisivo

Em comparação, o Botafogo se destaca com uma defesa firme liderada com Barboza e o angolano Bastos e um ataque que não desperdiça tantas oportunidades, o Quarteto Fantástico que dá show, garantindo a primeira posição e abrindo espaço para aumentar a diferença para o Palmeiras.

Inclusive, para comprovar minha tese, o desempenho irregular do Palmeiras fica ainda mais evidente se vermos a eliminação nas fases finais da Copa do Brasil e da Libertadores, competições em que a equipe costumava ser competitiva. O time se mostra desestruturado e com pouca energia nos momentos decisivos.

O Fogão, por outro lado, exatamente o time que tirou o Palmeiras da luta pela Conmebol Libertadores, não só mantém a organização em campo, mas também aproveita as falhas dos adversários para consolidar sua liderança.

Artur Jorge e Abel Ferreira botafogo x palmeiras
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Dessa forma, se o Botafogo vence o Vasco (clássico tão perigoso e imprevisível quanto Corinthians e Palmeiras), abre seis pontos de vantagem no campeonato, dificultando ainda mais as chances de recuperação do Alviverde. Entretanto, diferentemente do clube paulista, o time carioca exibe um jogo mais equilibrado e consistente, merecendo o título pela campanha regular e pelo aproveitamento das oportunidades. Enquanto o Palmeiras luta contra seus próprios erros, o Botafogo segue firme, rumo a uma conquista que parece cada vez mais merecida – e próxima.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.