Após uma atuação de gala no jogo de ida, totalmente histórica, com um segundo tempo genial, o Botafogo praticamente garantiu sua vaga na final da Copa Libertadores ao derrotar o Peñarol por impressionantes 5 a 0 no Estádio Nilton Santos.
Indubitavelmente a superioridade do time carioca é acachapante. Mas isso deixou os uruguaios tão mordidos e sem alternativas que tentam desestabilizar o clube carioca fora do campo. Se por um lado o resultado fez o Botafogo colocar um pé na final, por outro, o Peñarol recorre a medidas externas e táticas desesperadas.
A questão é que esquecem o mais importante para vencer o Botafogo: jogar bola!
Antes da partida de ida, a equipe do Peñarol criou tumulto na Zona Oeste do Rio e continuou pressionando fora do campo. Porém, isso se refletiu apenas em uma postura defensiva e nada produtiva durante o primeiro tempo. O time entrou para catimbar. Após o primeiro tempo, o Glorioso dominou o jogo com autoridade e mostrou por que é um dos favoritos ao título.
Após a derrota, o Peñarol começou uma sequência de tentativas para influenciar a Conmebol. Uma delas foi pedir a proibição de jogos em gramado sintético, o que foi uma das desculpas dadas por uruguaios pelo tamanho da derrota. Essa proposta, considerando a diversidade de condições de jogo no continente, apenas evidenciou a frustração uruguaia. Seria o mesmo que tentar impedir jogos na altitude.
Ainda por cima a equipe ainda tenta levantar questões sobre a atuação da polícia brasileira, uma manobra ardilosa para desviar o foco do resultado em campo e das chances mínimas de reverter a situação.
O Peñarol aposta em limitar a torcida do Botafogo no jogo de volta. Contudo, para não dizer que não mudou nada do time, deve ficar mais ofensivo. É a única opção, claro. Bom para o Botafogo, cuja postura deve ser de cautela, discrição e concentração, sem cair em provocações e táticas psicológicas do adversário. E tem tudo para matar o jogo no contra-ataque.
Afinal, o placar da primeira partida exaltou o óbvio ululante: o que vai decidir mesmo é jogar futebol e isso o Fogão sabe muito.
Leia mais
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.