Quatro meses após conquistar a América, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (2), às 21h30, contra a Universidad de Chile, em Santiago, iniciando a defesa do título da Conmebol Libertadores. Agora comandado por Renato Paiva, o Alvinegro encara a competição com status elevado e um elenco reformulado.

A histórica vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no Monumental de Nuñez, em novembro de 2024, marcou o ponto alto da temporada passada e mudou a percepção do clube no cenário sul-americano. No entanto, 2025 começou com turbulências. Artur Jorge, técnico campeão, optou por sair e assumiu o Al-Rayyan. A demora na chegada de um substituto, aliada a eliminações na Supercopa, Recopa e Campeonato Carioca, gerou desconfiança.

O português Renato Paiva assumiu em março e teve um mês inteiro de preparação.
Na estreia oficial, empate por 0 a 0 com o Palmeiras, fora de casa, pelo Brasileirão. Apesar do placar zerado, o desempenho foi elogiado.
O elenco campeão foi mantido em sua maioria, mas duas peças-chave saíram: Luiz Henrique, vendido ao Zenit, e Thiago Almada, emprestado ao Lyon. Para os seus lugares, chegaram o uruguaio Santiago Rodríguez e o atacante Artur. No ataque, também foram contratados Nathan Fernandes, Rwan Cruz e Elias Manoel. Júnior Santos, destaque na campanha de 2024, foi negociado com o Atlético-MG.

Segundo o CEO Thairo Arruda, 16 jogadores deixaram o elenco no início do ano. A reformulação faz parte da estratégia da SAF, que busca jovens com potencial de retorno técnico e financeiro. “Só perdemos dois titulares. Acredito que temos um elenco melhor e mais jovem. Esses meses antes do Mundial são importantes para consolidar quem chegou”, explicou o dirigente ao Sportv.
Na lista dos 23 relacionados para a estreia, 11 são novidades em relação ao grupo campeão da Libertadores. Entre eles: Léo Linck (goleiro), David Ricardo, Jair e Serafim (zagueiros), Patrick de Paula, Newton, Santiago Rodríguez e Kauan Lindes (meias), além de Artur, Elias Manoel e Rwan Cruz (atacantes).
O Botafogo inicia a nova jornada continental com elenco renovado, comando diferente, mas com o mesmo sonho: voltar ao topo do futebol sul-americano.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.