Meu Botafogo

“Sem CBF”: Botafogo e LFU articulam mudança drástica para o Brasileirão

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Foto: CBF/ Reprodução
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Foto: CBF/ Reprodução

A movimentação para reformular o Campeonato Brasileiro ganha força, e o Botafogo está diretamente envolvido nesse processo. O clube, integrante da Liga Forte União (LFU), participa das conversas para organizar a Série A de 2027 sem a gestão da CBF. A informação foi divulgada pelo “Blog do Lauro Jardim”, do jornal O Globo, neste domingo (9/3).

As tratativas envolvem a LFU e a Libra, dois grupos que antes estavam em lados opostos na negociação dos direitos de transmissão da elite do futebol brasileiro. No entanto, a aproximação entre as ligas já rendeu frutos, como a venda conjunta dos direitos da Série B de 2025.

Agora, o objetivo é ampliar esse modelo e assumir o controle total da Série A.

botafogo x fluminense

Em fevereiro, a Libra aprovou a criação do Comitê de Integração de Ligas, um passo importante para a unificação da organização do futebol brasileiro. O presidente da LFU, Marcelo Paz, celebrou a iniciativa e destacou a importância da união entre os clubes para fortalecer a competição.

“Recebemos com grande satisfação essa notícia. A LFU sempre defendeu a adoção da Liga Unificada e, por isso, consideramos este ato como um avanço na direção desse caminho. Juntos, os clubes são muito mais fortes. Temos convicção de que essa é a melhor solução para o futebol brasileiro”, afirmou Marcelo Paz.

vasco botafogo gregore
Gregore – Foto: Vitor Silva/BFR

Com essa articulação, o Botafogo se posiciona como um dos protagonistas na mudança estrutural do futebol nacional, alinhando-se ao movimento que busca mais autonomia para os clubes e um modelo mais sustentável para o Campeonato Brasileiro.