Após a conquista histórica da Libertadores, o Botafogo tem a chance de levantar mais um troféu nesta quarta-feira (4). Com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras, o Glorioso pode garantir o título do Campeonato Brasileiro na 37ª rodada, dependendo de uma combinação de resultados no duelo contra o Internacional, às 21h30, no Beira-Rio.
Cenários para o título
Dos nove cenários possíveis envolvendo o jogo do Botafogo e o do Palmeiras, que enfrenta o Cruzeiro no Mineirão no mesmo horário, três garantem o título ao time comandado por Artur Jorge já nesta rodada. Em todos, o Palmeiras precisa tropeçar diante da Raposa.
- Vitória do Botafogo e empate do Palmeiras (Botafogo chega a 76 pontos, Palmeiras fica com 71).
- Vitória do Botafogo e derrota do Palmeiras (Botafogo alcança 76 pontos, Palmeiras permanece com 70).
- Empate do Botafogo e derrota do Palmeiras (Botafogo soma 74 pontos, Palmeiras fica com 70).
Cenários sem definição
Caso o Palmeiras vença, o título será decidido apenas na última rodada, independentemente do resultado do Botafogo. Outros cenários deixam a disputa aberta, com o Alvinegro ainda liderando:
- Vitória de ambos (Botafogo 76 pontos, Palmeiras 73).
- Empate do Botafogo e vitória do Palmeiras (Botafogo 74 pontos, Palmeiras 73).
- Empate de ambos (Botafogo 74 pontos, Palmeiras 71).
- Derrota do Botafogo e empate do Palmeiras (Botafogo 73 pontos, Palmeiras 71).
- Derrota de ambos (Botafogo 73 pontos, Palmeiras 70).
O pior cenário
Entre as possibilidades, apenas uma colocaria o Palmeiras na liderança ao fim da 37ª rodada. Se o Botafogo perder e o Palmeiras vencer, ambos ficariam empatados com 73 pontos, mas o clube paulista assumiria a liderança pelo critério de desempate: maior número de vitórias.
Com a expectativa em alta, a torcida do Botafogo se prepara para mais uma noite de emoções enquanto o Glorioso busca encerrar 2024 com mais um troféu histórico.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.