Meu Botafogo

Entenda o que está por trás da crise entre Botafogo e elenco

Ensaio Fotografico de Tche Tche do Botafogo no Estadio Nilton Santos. 14 de Abril de 2022, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O Botafogo vive um momento de tensão com seu elenco, após divergências sobre a premiação recebida pela conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. A disputa gira em torno de percentuais, prazos e insatisfações acumuladas entre atletas e diretoria.

O lado do Botafogo

O clube afirma que recebeu o valor da premiação apenas no dia 27 de dezembro, em meio ao período de festas e feriados. Por conta disso, o setor financeiro retornou às atividades regulares apenas em 6 de janeiro. Segundo a versão oficial, foi comunicado aos jogadores que o pagamento seria realizado em até 20 dias, ou seja, até 17 de janeiro.

Além disso, o Glorioso alega que a porcentagem previamente acordada era de 40% da premiação para os jogadores. No entanto, o elenco pediu um aumento para 50%, que foi recusado pelo clube. Essa negativa, somada ao adiamento no pagamento, teria acirrado os ânimos entre os atletas, segundo Matheus Medeiros, do Canal do Medeiros.

Barboza. Atletico MG x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Arena Independencia. 19 de Novembro de 2024, Belo Horizonte, MG, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Barboza é desfalque para jogo contra o Vitória (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O lado dos jogadores

Já os jogadores, insatisfeitos com a recusa do aumento da porcentagem, também criticam o não cumprimento de prazos estipulados anteriormente pela diretoria. Para eles, o clube falhou em manter o compromisso, o que agravou a situação.

Os atletas exigiram, por meio de comunicado, que o pagamento seja feito até o dia 13 de janeiro, ameaçando não se reapresentar no CT Lonier no dia 14, como previsto. A irritação é ainda maior entre os jogadores que já deixaram o clube, pois esperavam receber a premiação antes do fim de dezembro.

Tensão crescente

A diretoria do Botafogo deve soltar uma nota oficial para esclarecer os acontecimentos. Internamente, Marlon Freitas, um dos líderes do elenco, tenta acalmar os ânimos e alinhar os interesses entre atletas e diretoria.

Bastos ganhou titularidade com Artur Jorge - Vitor Silva/Botafogo
foto: Vitor Silva/Botafogo

A crise ocorre em um momento crucial para o planejamento de 2025, com a reapresentação do elenco principal e a estreia do time no Campeonato Carioca se aproximando. Resolver a questão rapidamente será fundamental para evitar impactos no desempenho do clube dentro e fora de campo.