Meu Botafogo

Botafogo e o calendário de 2025: início antecipado e pausa para o Mundial

Treino do Botafogo, Esoaco Lonier. 01 de Novembro de 2024, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Júnior Santos e colegas de treino (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma série de ajustes no calendário para 2025 que impactam diretamente o Botafogo. Com a possível classificação para o Super Mundial de Clubes da Fifa, caso vença a final da Libertadores contra o Atlético-MG, o Glorioso se prepara para um ano agitado, com o Brasileirão começando na primeira quinzena de março e encerramento previsto para dezembro.

A competição será interrompida de 15 de junho a 13 de julho, quando o Mundial de Clubes será realizado. Isso significa que, caso conquiste a Libertadores, o Botafogo terá um intervalo para recuperação e ajuste de elenco no meio do Brasileirão, algo que pode beneficiar o planejamento de jogos e a preparação para a competição intercontinental.

Botafogo aguarda confirmação

Outro ajuste será o início dos estaduais na primeira semana de janeiro, encurtando as férias e pré-temporada dos jogadores. Durante a pausa para o Mundial, os clubes terão a opção de conceder descanso extra aos atletas ou realizar intertemporadas para otimizar o rendimento na reta final do ano. A competição já conta com outros clubes brasileiros como Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Artur Jorge com mais tempor para treinar o elenco em setembro. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Artur Jorge em treino no Espaço Lonier. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Ainda não oficial, a proposta da CBF foi bem recebida pelas federações estaduais. Em relação às datas Fifa, o Brasileirão e a Copa do Brasil devem seguir com jogos próximos aos compromissos das seleções, mantendo o desafio de gerir o elenco em um calendário cada vez mais intenso.

Junior Santos. Botafogo x Vasco pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Nilton Santos. 05 de Novembro de 2024, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Júnior Santos (Foto: Vitor Silva/Botafogo)