O início de temporada do Botafogo em 2025 tem sido turbulento. Atual campeão da Libertadores, o Alvinegro sofreu uma derrota por 2 a 0 para o Racing no El Cilindro, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. O desempenho esteve bem longe do time dominante de 2024, evidenciando um cenário de transição complicado.
Apesar da manutenção da base titular, o time apresentou uma performance apática sob o comando interino de Cláudio Caçapa. Ele precisou lidar com desfalques importantes, como Bastos, Gregore e Artur.
O zagueiro Alexander Barboza, um dos remanescentes da temporada vitoriosa, reconheceu as dificuldades.

“Mudou muito. Na verdade, não temos o treinador do ano passado. O treinador de hoje só teve três treinos com a gente. É um técnico interino, não sabemos se vai ficar o ano todo. Os jogadores também mudaram. Saíram 16 jogadores, aos poucos, os reforços chegam. Muitos ainda não podem jogar, leva tempo. Alguns voltam de fora, precisam de adaptar ao futebol brasileiro. Acho que o tempo é curto, isso atrapalha”, disse à ESPN.
A instabilidade no comando técnico e a reformulação do elenco dificultam a adaptação a um novo modelo de jogo. O Botafogo precisa de respostas rápidas para reverter o cenário no duelo da volta, no Nilton Santos. O time jogará diante de sua torcida e terá que mostrar evolução para buscar o título da Recopa.
“Não conseguimos ter uma nova ideia, fazer o que o treinador quer. O trabalho tem uma semana. É difícil que as coisas deem certo desse jeito. De toda forma, o grupo é unido e forte e vai trabalhar para reverter na semana que vem”, concluiu Alexander.

Jogo de volta
Data: 28 de fevereiro de 2025
Local: Estádio Nilton Santos
Necessidade: Vencer por dois gols para levar a decisão aos pênaltis ou por três para ser campeão direto.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.