Meu Botafogo

Botafogo alfineta Renato Gaúcho e Fluminense: “Diferença entre grandes e pequenos existe”

Renato Gaúcho x renato paiva fluminense botafogo

Com um time alternativo, o Botafogo atropelou o Capital-DF por 4 a 0 nesta quarta-feira (30), no Estádio Nilton Santos, e praticamente selou sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. A atuação firme e dominante do Glorioso não passou despercebida. Para o comentarista André Loffredo, do “Bom Dia Rio”, a goleada foi uma resposta direta a declarações recentes de Renato Gaúcho, técnico do Fluminense.

O Botafogo vai conseguir se classificar nas fases de grupo da Libertadores 2025?
775 votes

Na última terça-feira, o Tricolor das Laranjeiras sofreu para vencer a Aparecidense por apenas 1 a 0, no Maracanã. Após o jogo, Renato afirmou que “não há mais diferença entre grandes e pequenos no futebol brasileiro”. Loffredo, no entanto, vê o cenário de forma diferente, e usou o desempenho do Botafogo como contraponto.

“Anteontem o Fluminense tinha jogado com a Aparecidense e venceu apertado. O técnico Renato Gaúcho falou que não tem mais diferença entre grandes e pequenos… A gente sabe que existe. É só olhar o salário. Às vezes um jogador paga o time inteiro da Aparecidense”, disse Loffredo.

Artur em ação com a camisa do Glorioso. Foto: Vitor Silva
Artur em ação com a camisa do Glorioso. Foto: Vitor Silva

“O Botafogo mostrou que essa diferença existe. Vem melhorando na temporada, venceu o Fluminense no clássico e agora enfrentou o Capital com reservas, passou tranquilo. Taticamente foi parecido com o jogo anterior, mas o Igor Jesus, por exemplo, foi poupado”, completou o comentarista.

Botafogo vence o Capital-DF por 4x0 no Nilton Santos. Foto: Vitor Silva
Botafogo vence o Capital-DF por 4×0 no Nilton Santos. Foto: Vitor Silva

Além da crítica velada ao discurso de igualdade de forças, Loffredo reforçou o papel de favorito do Alvinegro, atual campeão brasileiro e da Libertadores, ao dizer que “tem que existir uma diferença” entre um clube de elite e um adversário da Série D, como o Capital.

A repercussão da vitória não parou por aí. O apresentador Felipe Diniz, do programa “Troca de Passes”, do SporTV, foi mais direto e já cravou a classificação do Glorioso:

“O Botafogo se classificou para a próxima fase hoje [quarta]. Vou me arriscar a dizer que o Botafogo passou. Fez 4 a 0 no Capital e vai jogar o segundo jogo também em casa, porque a volta será no Maracanã de Brasília, com maioria absoluta de alvinegros nas arquibancadas.”

A partida de volta acontece no dia 22 de maio, às 21h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Botafogo pode perder por até três gols de diferença que, mesmo assim, avança às oitavas de final — etapa que rende mais R$ 3,6 milhões em premiação da CBF.

O técnico Renato Paiva, que poupou alguns nomes e promoveu rodagem no elenco, viu o time manter o padrão de intensidade e solidez defensiva apresentado na vitória sobre o Fluminense no último sábado. O momento parece indicar uma curva ascendente no desempenho da equipe, o que aumenta a confiança do torcedor botafoguense para os próximos desafios.