Meu Botafogo

Botafogo resiste à pressão e é comparado a gigante da Premier League

time titular equipe botafogo 2025 meubotafogo.com.br
Foto: Vitor Silva/BFR.

Enquanto parte da torcida do Botafogo pressiona por mudanças, a diretoria segue apostando na continuidade do trabalho de Renato Paiva. Em seu blog no jornal “Extra”, o jornalista Gilmar Ferreira trouxe uma comparação interessante: a situação vivida hoje no Glorioso seria semelhante ao momento enfrentado pelo Arsenal, da Inglaterra, antes da consolidação do projeto de sucesso comandado por Mikel Arteta.

Estudiantes ARG x Botafogo pela Conmebol Libertadores no Jorge Luis Hirschi 2 de Abril de 2025, La Plata, Argentina. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Estudiantes ARG x Botafogo pela Conmebol Libertadores no Jorge Luis Hirschi 2 de Abril de 2025, La Plata, Argentina. Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Gilmar lembrou que, após perder o título da Premier League para o Manchester City na temporada 2023/24, o Arsenal optou por renovar o contrato de Arteta e reforçar o elenco de acordo com o modelo de jogo desejado pelo treinador, em vez de promover a troca de comando. A estratégia deu frutos: hoje, o clube inglês é semifinalista da Liga dos Campeões da Europa e segue entre os principais times do continente.

“Em vez da troca no comando, os gestores resolveram olhar para seus desafios, mexer no elenco e apostar na parceria por mais três anos”, escreveu o jornalista.

Paiva. Atletico MG x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Mineirao. 20 de Abril de 2025, Belo Horizonte, MG Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Paiva. Foto: Vitor Silva/BFR

Apesar de Arteta ter passado por críticas, o Arsenal conquistou a FA Cup e duas Supercopas da Inglaterra nos últimos anos, além de manter presença constante na parte de cima da tabela. Gilmar aponta que a lógica poderia se aplicar ao Botafogo, onde Renato Paiva ainda não teve tempo e condições ideais para moldar o elenco ao seu estilo.

renato paiva botafogo desafios
John Textor Apresentacao de Renato Paiva, novo treinador do Botafogo no Estadio Nilton Santos. 13 de Janeiro de 2025, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo

O comentarista ressaltou que John Textor parece ciente dessa realidade. Ele relembrou que o americano reforçou a equipe no ano passado durante a campanha histórica sob comando de Artur Jorge, com contratações como Luiz Henrique, Thiago Almada e Alex Telles. Agora, a visão seria semelhante: resistir à pressão por demissão precoce e ajustar o elenco para atender melhor às necessidades do novo treinador.

“O milionário americano sabe, como alertou Edu Gaspar, que a forma mais eficaz de corrigir os rumos de um time é ajustando a capacidade do elenco às necessidades do sistema do treinador”, analisou Gilmar.

Textor teria resumido o momento com uma frase que viralizou entre os bastidores do Botafogo:

“A temporada ainda é nova, mas a tradição do pânico é velha.”

A diretoria entende que a solução não passa apenas por trocar o treinador, mas sim por oferecer melhores ferramentas para que Paiva possa fazer a equipe voltar a render, mesmo reconhecendo que novos tropeços podem aumentar a pressão sobre o técnico.