A fase instável do Botafogo em 2025 começa a gerar ruídos nos bastidores e, ao que parece, tensão também entre liderança e elenco. Nesta terça-feira (22), o dono da SAF alvinegra, John Textor, foi às redes sociais rebater publicamente rumores sobre uma possível pressão interna pela saída do técnico Renato Paiva — e aproveitou para jogar a responsabilidade diretamente nos jogadores.

Em resposta a uma publicação do perfil “Fogão Do Meu Coração”, no Instagram, Textor foi direto: “Nosso treinador é muito bom, e neste momento nossos jogadores não estão executando”. A declaração veio logo após a circulação de notícias que apontavam desgaste interno no clube envolvendo o comando técnico.

O empresário norte-americano reforçou que confia no sistema de jogo de Paiva e que a diretoria planeja ajustes no elenco a partir de junho, assim como foi feito em 2024, ano das conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Mas desta vez, o tom foi diferente: ele expôs a cobrança interna aos atletas, ressaltando que todos “sabem a responsabilidade que está sobre seus ombros”.

Em sete jogos sob comando de Paiva, o Botafogo venceu apenas duas vezes e acumula desfalques e críticas.
Apesar do apoio ao treinador, o momento do time é delicado. A equipe volta a campo nesta quarta-feira contra o Estudiantes, na Argentina, pela Libertadores — e no sábado encara o Fluminense, pelo Brasileirão. Ambos os jogos podem mudar o rumo da temporada.
A declaração de Textor expõe não só a frustração com os resultados recentes, mas também acende o alerta para possíveis mudanças no elenco. Se o dono do clube banca o treinador, quem passa a estar na mira, claramente, são os jogadores.
“A sua declaração é totalmente falsa. Nunca se deve confiar na origem dessa falsidade, nem publicar aquilo que não conhece. Embora todos trabalhemos de forma colaborativa, não há voz mais forte nesse clube. Nosso treinador é muito bom, e neste momento nossos jogadores não estão executando… Eu acredito no treinador, acredito no sistema dele, e os nossos jogadores sabem perfeitamente a responsabilidade que está sobre os seus ombros. Essa temporada está no começo, mas essa tradição de pânico é bastante antiga. Vamos nos esforçar para melhorar e vamos nos ajustar em junho, conforme necessário. Tal como ano passado”, escreveu Textor.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.