A derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino segue rendendo críticas à atuação do Botafogo. Para o comentarista Carlos Eduardo Mansur, do SporTV, um dos principais erros do técnico Renato Paiva foi a substituição de Marlon Freitas por Mastriani aos 38 minutos do segundo tempo, o que teria desfeito a superioridade construída no meio de campo.

Mansur destacou que o Bragantino teve uma forte pressão ofensiva durante boa parte do jogo e dificultou a saída de bola do Botafogo. Ainda assim, após mudanças do próprio Bragantino – como a entrada de um terceiro zagueiro –, o time carioca conseguiu criar mais espaços, especialmente com as entradas de Cuiabano e Matheus Martins. No entanto, segundo o comentarista, a escolha por Mastriani acabou diminuindo a vantagem numérica no setor central, o que permitiu nova retomada do controle pelo adversário.

– O Bragantino esvaziou o meio ao mudar o esquema, e o Botafogo teve seu melhor momento. Mas quando Paiva colocou mais um centroavante, perdeu essa superioridade. Ele abriu mão de um controle que vinha ganhando – analisou Mansur, que também observou a má atuação de Patrick de Paula, deslocado para a função mais avançada do meio, onde pouco contribuiu.
O jornalista também relembrou que o Botafogo começou a temporada 2025 com atraso, mantendo um técnico interino até a chegada de Paiva.

Para ele, esse atraso de planejamento ainda influencia no desempenho da equipe. Agora, o Glorioso se prepara para encarar o São Paulo nesta quarta-feira (16), às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pela 4ª rodada do Brasileirão.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.