Meu Botafogo

Renato Paiva projeta estreia do Botafogo no Brasileirão: “Vai ser difícil para o Palmeiras”

renato paiva botafogo entrevista
Foto: Arthur Barreto/BFR

A estreia do Botafogo no Campeonato Brasileiro 2025 não poderia ser mais desafiadora. O atual campeão nacional e da Libertadores enfrentará o Palmeiras, vice da última edição do Brasileirão, fora de casa, no Allianz Parque, no próximo domingo (30). Em entrevista após o amistoso contra o Novorizontino, o técnico Renato Paiva avaliou o confronto como um verdadeiro “jogo de campeões” e prometeu um time competitivo desde o início da campanha.

— Jogar contra o Palmeiras em qualquer lado, pode ser até na Antártida, é muito difícil. Se o momento é o ideal ou não, eu só vou saber no domingo. A equipe que vai entrar em campo é a melhor equipe para fazer esse jogo. E essa melhor equipe tem muita gente que já ganhou ali, e que já ganhou campeonato, já ganhou eliminatórias — destacou Paiva. — É daqueles jogos muito difíceis, mas vai ser difícil para o Palmeiras também, não tenho dúvida nenhuma — completou o treinador alvinegro.

Paiva frisou que não vai pedir tempo para implementar suas ideias, apesar do pouco período de treinos desde sua chegada ao clube. Segundo ele, o elenco já conta com uma base consolidada, o que facilita a adaptação.

renato paiva botafogo 2025
Foto: Vitor Silva/BFR.

O português também reconheceu que ainda existem aspectos a aprimorar, mas acredita na força mental da equipe que já venceu grandes desafios em 2024.

— Nós temos 15 treinos. E eu não vou pedir tempo, porque a base da equipe está aí, está bem trabalhada. É não mudar muito, ter capacidade e mentalidade que eles têm, e que têm de continuar a ter e crescer para disputar um jogo destes — pontuou Paiva, reforçando que a consistência do grupo será decisiva na maratona de partidas que o Botafogo enfrentará em abril e maio.

O duelo do Botafogo contra o Palmeiras, além de abrir o Brasileirão, é um teste mais realista para o Botafogo, que poucos dias depois encara a Universidad de Chile pela Libertadores. A sequência desgastante de jogos aumenta o peso da partida, e Renato Paiva já deu indícios de que vai usar força máxima no Allianz Parque, apesar do calendário apertado.

Abel Ferreira, técnico o Palmeiras. Foto> Eurasia Sport Images/Getty Images
Abel Ferreira, técnico o Palmeiras. Foto> Eurasia Sport Images/Getty Images

O confronto marca também o reencontro entre duas das equipes brasileiras classificadas para o Super Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado em junho. A estreia no Allianz servirá como termômetro não só para o Brasileirão, mas para medir o quanto o Botafogo está pronto para mais uma temporada histórica.