Meu Botafogo

“Vamos observá-los melhor”: Renato Paiva fala sobre jogadores que afastou do time principal do Botafogo

renato paiva botafogo entrevista
Foto: Arthur Barreto/BFR

O técnico Renato Paiva, recém-chegado ao comando do Botafogo, reforçou sua filosofia de valorizar as categorias de base do clube. Em entrevista coletiva após uma semana de treinos e preparação para o início do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

O treinador destacou que pretende contar com os jovens talentos formados no Glorioso antes de recorrer ao mercado. O afastamento deles do elenco principal ficou melhor explicado.

“Estavam e estão aqui alguns miúdos trabalhando conosco, entretanto começou o campeonato sub-20 e eles começaram a jogar também, porque precisam competir. Nós, com o tempo, vamos olhar para essa área também, porque o Botafogo precisa de fato não só buscar fora. Foi buscar um treinador que olhe sempre primeiro para dentro. Só vou buscar fora se não houver aqui dentro”, afirmou Paiva.

Matheus Nascimento, Kayke e time do botafogo em foto de Arthur Barreto/Botafogo
foto: Arthur Barreto/Botafogo

O treinador elogiou o centroavante Kayke, autor de um dos gols da vitória sobre o América-MG pelo Brasileiro Sub-20 nesta semana, e apontou que os pontas ainda precisam amadurecer.

“Gosto muito do Kayke, é um 9 muito interessante. Os outros miúdos, pontas, têm muita qualidade técnica, mas ainda estão muito verdinhos. Precisam ter esse intercâmbio entre jogar e treinar conosco, quando for possível. Quando começar a loucura deste calendário, não vamos ter tempo para treinar e vamos precisar deles. É aí que vamos observá-los melhor e moldá-los melhor”, explicou.

Paiva lamentou não ter tido tempo para se aproximar da equipe da base, mas garantiu que está nos planos, lembrando do modelo que adotou no Independiente del Valle, do Equador.

“Eu gostaria de ter tempo até para dormir e não consigo, muito menos para ter contato com a base. Mas gostei que o clube tivesse olhado para mim nessa perspectiva. Teremos, sim, esse momento com a base, os coordenadores, os treinadores. Já fiz isso no Del Valle. Estou focado agora em conhecer bem os jogadores do elenco principal”, concluiu.

Arthur Barreto/Botafogo
Kayke – foto: Arthur Barreto/BFR