Após um início de ano cheio de desconfiança, um novo ciclo começa. O Botafogo se prepara para uma sequência bastante intensa de jogos entre março, abril e maio, uma verdadeira maratona. São compromissos pelo Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Segundo apuramos, o clube tem, em média, um jogo a cada 3,6 dias durante abril e maio.
Porém, apesar do calendário apertado, o Fogo pode levar uma certa vantagem sobre os concorrentes devido ao período sem jogos oficiais e ao baixo número de jogadores cedidos para seleções na data Fifa de março.
O comentarista Henrique Fernandes, do SporTV, destacou que o time carioca pode se beneficiar do longo período de preparação, enquanto outros clubes lidam com desgaste físico e desfalques.
“O Botafogo pouco jogou, está há um mês parado. Só cedeu um jogador à seleção, só o Savarino foi. O Igor [Jesus] não foi convocado, o Bastos estava convocado, mas foi liberado porque se machucou. Então o time está inteiro e pronto para essa maratona”, afirmou.

O time comandado por Renato Paiva encara nove jogos em apenas 28 dias, incluindo vários confrontos decisivos pela Libertadores. O Alvinegro estrearia no Brasileirão contra o Palmeiras no dia 29 de março, mas a CBF mudou para dia 30 de março. Logo depois encara o Universidad de Chile, na abertura da fase de grupos da competição continental.
Enquanto o Fogão chega descansado, o Palmeiras, primeiro adversário no Campeonato Brasileiro, vem de uma final do Paulistão. O comentarista Alexandre Lozetti acredita que Abel Ferreira precisa mesclar a equipe para administrar o desgaste.
“É impensável o Botafogo jogar contra o Palmeiras com o time reserva, absolutamente fora de cogitação. Mas acho que o Abel vai mesclar tanto no jogo contra o Botafogo como no jogo contra o Sporting Cristal, porque terá uma final contra o Corinthians antes”, analisou.

Redução nas viagens e logística favorável
No ano passado o Glorioso foi o clube que mais jogou no mundo. Mas, especificamente na Libertadores foi o brasileiro que mais viajou na fase de grupos. Porém agora a logística é mais favorável. A equipe deu sorte de certa forma, tem deslocamentos menores e escapou dos jogos na altitude.
- Rio de Janeiro a Buenos Aires (ARG) – 3.992 km
- Rio de Janeiro a Santiago (CHI) – 5.868 km
- Rio de Janeiro a Carabobo (VEN) – 9.200 km
O maior desafio logístico é a viagem para Valencia, na Venezuela, onde enfrenta o Carabobo. Sem voos diretos, a tendência é que o clube frete um avião para evitar desgastes.

Jogos do Fogão em abril e maio
- 30/03 – Palmeiras – fora de casa
- 02/04 – Universidad de Chile – fora de casa
- 06/04 – Juventude – em casa
- 08/04 – Botafogo x Carabobo – em casa
- 13/04 – Bragantino – fora de casa
- 16/04 – São Paulo – em casa
- 20/04 – Atlético-MG – fora de casa
- 23/04 – Estudiantes – fora de casa
- 27/04 – Fluminense – em casa
- 04/05 – Bahia – fora de casa
- 06/05 – Carabobo – fora de casa
- 11/05 – Internacional – em casa
- 14/05 – Estudiantes – fora de casa
- 18/05 – Flamengo – fora de casa
- 25/05 – Ceará – em casa
- 27/05 – Universidad de Chile – em casa
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.