Meu Botafogo

“Será difícil voltar a ser protagonista”: Botafogo encara desconfiança antes de enfrentar Palmeiras no Brasileirão

Matheus Martins. Palmeiras x Botafogo pela Copa Conmebol Libertadores no Estadio Niltos Santos Allianz Parque. 21 de Agosto de 2024, Sao Paulo, SP, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Matheus Martins. Palmeiras x Botafogo pela Copa Conmebol Foto: Vitor Silva/Botafogo.

A estreia do Botafogo no Campeonato Brasileiro está cada vez mais próxima, e o time encara um grande desafio logo de cara: enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, no dia 30 de março. Em meio a um início de temporada conturbado, a equipe de Renato Paiva ainda precisa convencer de que pode ser competitiva em 2025.

Entre os que demonstram ceticismo em relação ao Botafogo está Michel Camargo, setorista do Palmeiras no site NossoPalmeiras.com.br, que analisou a situação do Glorioso antes da competição nacional. Para ele, o Botafogo perdeu força em relação a 2024 e terá dificuldades para ser protagonista neste ano.

Perdas de Almada e Luiz Henrique pesam

Almada palmeiras botafogo
Almda. Foto: Vitor Silva / Botafogo

Michel Camargo apontou as saídas de Thiago Almada e Luiz Henrique como decisivas para a queda de rendimento do time. O setorista acredita que a falta de reposição à altura tem um impacto direto na qualidade do elenco.

“Na minha visão, o ano passado foi uma temporada atípica para o Botafogo. A saída de Thiago Almada e Luiz Henrique fizeram total diferença nesse começo de 2025 para a equipe.”

O Glorioso, no entanto, apostou alto na chegada de Santiago Rodríguez, contratado por US$ 15 milhões (R$ 85,6 milhões), além do volante Wendel, que chega apenas no meio do ano. O desafio de Renato Paiva é justamente ajustar o time para minimizar as ausências das estrelas que brilharam em 2024.

Santiago Rodríguez. Foto: Reprodução/Botafogo
Santiago Rodríguez. Foto: Reprodução/BFR

Outro fator destacado por Camargo foi a demora do Alvinegro para definir um treinador, após a saída de Artur Jorge. O clube tentou diversos nomes antes de fechar com Renato Paiva, e isso impactou a preparação da equipe.

“Isso sem contar com a demora para achar um treinador para o cargo deixado por Artur Jorge.”

Agora, Paiva tem cerca de 20 sessões de treinamento antes da estreia, tempo considerado curto para implantar completamente sua filosofia de jogo. O treinador já realizou atividades intensas e foca na compactação da equipe e na melhora da finalização.

Expectativa para o Brasileirão

O setorista do Verdão acredita que o Botafogo ainda pode brigar por títulos, mas não será protagonista como em 2024, principalmente pelo crescimento de outras equipes.

“Acredito que será difícil o Fogão voltar a ser protagonista do futebol brasileiro neste ano, a menos que o novo técnico, Renato Paiva, faça um milagre com as peças que tem, visto que o clube não contratou ninguém à altura das saídas.”

Danilo. Palmeiras x Botafogo pela Copa Conmebol Libertadores no Estadio Niltos Santos Allianz Parque. 21 de Agosto de 2024, Sao Paulo, SP, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo. john
Verdão x Fogão (Foto: Vitor Silva/BFR)

“Não vejo o time deixando de brigar por títulos, mas com certeza caiu muito de nível e não vai ser protagonista como em 2024, visto que Palmeiras, Flamengo, Corinthians e até o Internacional estão bem mais preparados.”, disse Michel.

A opinião reforça o cenário de desconfiança sobre o Botafogo, que precisa provar dentro de campo que ainda pode competir em alto nível. O duelo contra o Palmeiras, atual bicampeão brasileiro, é um bom teste de fogo para mostrar o que esperar do Glorioso em 2025.