O início de temporada do Botafogo tem sido bem abaixo das expectativas. Após as conquistas do Brasileirão e da Libertadores em 2024, o time iniciou 2025 com muitas dificuldades, sendo eliminado precocemente do Campeonato Carioca, perdendo a Supercopa do Brasil e ficando em desvantagem na Recopa Sul-Americana. No último domingo (23), o Alvinegro sofreu mais uma derrota, desta vez para o Vasco, por 1 a 0, em São Januário. Para o comentarista Lédio Carmona, o momento exige atenção total da equipe.
“Não foi um grande jogo, assim como não tem sido um grande ano nem para o Vasco, nem para o Botafogo. Tudo bem que estamos apenas no fim de fevereiro, mas a partida ficou abaixo. O Vasco venceu, lutou muito, teve bravura e acho que foi melhor que o Botafogo no primeiro tempo. No segundo tempo, o Botafogo equilibrou, mas faltou lucidez mais uma vez. O Botafogo já jogou 13 vezes no ano e perdeu oito. É a hora de despertar”, destacou Lédio Carmona, durante o programa Troca de Passes, no SporTV.
O ex-jogador Roger Flores também criticou o nível técnico da partida e a falta de criatividade do time alvinegro.

“Foi um jogo muito abaixo tecnicamente do que eu esperava. Eu esperava um jogo mais disputado, mais aberto, com mais lances importantes. Tivemos apenas um gol de pênalti do Vegetti, num lance esporádico, onde a bola bate no braço do Cuiabano, totalmente desajeitado. O lance não ia dar em nada. Depois disso, não teve nenhuma jogada perigosa. Só no fim do jogo, em duas boas tramas com Marlon Freitas, aproximação do Savarino e finalização do Cuiabano, e uma do Savarino. Faltou lucidez. Faltou capacidade técnica também”, analisou Roger.
O comentarista também apontou o mau desempenho de alguns jogadores e questionou as escolhas táticas da equipe.
“Os lados do Botafogo não funcionaram. Matheus Martins esteve muito mal, Rwan Cruz também, mas nesse caso tem um porém. Ele é centroavante, jogou um pouco mais aberto. Dá para quebrar um galho uma vez ou outra, mas sua função é a de camisa 9. O Botafogo precisa começar o ano, que ainda não começou”, finalizou.
Com um desempenho tão instável, o Glorioso precisa ganhar do Racing e vencer a Recopa Sul-Americana para dar uma resposta positiva ao torcedor após um 2024 tão vitorioso. Contudo, a missão é árdua. O time argentino quer muito essa taça, enquanto o Botafogo…

Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.