Meu Botafogo

TRETA! Briga entre Textor e dono do PSG esquenta bastidores e pode impactar o Botafogo

botafogo Almada no Lyon

A rivalidade entre John Textor, dono da SAF do Botafogo, e Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain, ganhou um novo capítulo nos bastidores do futebol internacional. Segundo o jornal francês L’Équipe, os dois trocaram farpas em uma reunião de julho do ano passado, quando Al-Khelaifi atacou Textor, chamando-o de “caubói que veio não sei de onde” e afirmando que ele “não entende nada de futebol”.

A tensão entre os dois se intensificou recentemente, quando Textor relembrou o episódio após o Botafogo conquistar a Libertadores. O empresário americano publicou uma foto beijando a taça.

Além disso, segundo a imprensa francesa, também divulgou um print de uma conversa antiga em que Al-Khelaifi teria lhe enviado a mensagem:

“Você não entende nada de futebol e é uma perda de tempo falar contigo. Você será um derrotado em qualquer lugar para onde vá.” A provocação foi vista como uma resposta direta do dono do Lyon e do Botafogo ao mandatário do PSG.

Foto: Vitor Silva / Botafogo
Foto: Vitor Silva / BFR

Como isso pode afetar o Fogão?

Essa rixa pode ter reflexos no planejamento do clube carioca, especialmente no mercado de transferências. Al-Khelaifi é um dos homens mais influentes do futebol mundial, com forte ligação com a UEFA e poder nas negociações entre clubes europeus.

Caso essa disputa se intensifique, o Botafogo pode enfrentar dificuldades para negociar com times ligados ao PSG ou que tenham boa relação com o dirigente catariano.

Além disso, a possível realização do Super Mundial de Clubes da FIFA em 2025 pode reacender essa disputa dentro de campo. O PSG e o Botafogo estão classificados para a competição, e um confronto entre os dois seria carregado de tensão e narrativas extracampo. A rivalidade entre os dirigentes pode se transformar em um duelo esportivo que vai muito além das quatro linhas.

John Textor chega ao Botafogo no Estadio Nilton Santos. 08 de Janeiro de 2022, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
John – Foto: Vitor Silva/BFR

Enquanto John segue sua estratégia de internacionalização do Glorioso, os bastidores do futebol europeu mostram que sua figura desperta tanto apoio quanto resistência. Resta saber até que ponto essa briga influenciará o futuro do clube alvinegro.