Meu Botafogo

Botafogo pode ter novo desfalque na Recopa e na Libertadores

O Botafogo pode ter um problema a mais para o restante da temporada. A Conmebol abriu um expediente disciplinar contra o lateral-esquerdo Cuiabano após a expulsão na derrota por 2 a 0 para o Racing, na última quinta-feira (20), pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana.

A entidade enquadrou o jogador no Artigo 14.1 alínea “c” do Código Disciplinar, o que pode gerar uma suspensão maior e impactar a participação do atleta na Libertadores.

O árbitro chileno Felipe González relatou que Cuiabano foi expulso por “dar um chute no rosto do adversário, com uso de força excessiva, sem que a bola estivesse em disputa”.

cuiabano do botafogo recebe proposta da europa

O lance ocorreu nos minutos finais da partida, o que deixou o Botafogo com um jogador a menos e dificultou ainda mais a tentativa de reação no confronto. Inicialmente, o lateral já está suspenso da volta contra o Racing, no Nilton Santos, mas pode ficar fora de jogos da fase de grupos da Libertadores caso a punição seja ampliada.

O Botafogo tem até a próxima sexta-feira (28) para apresentar uma defesa à Conmebol, tentando reduzir a pena do jogador. Além disso, o clube terá que arcar com uma multa mínima de US$ 4 mil (aproximadamente R$ 23 mil) devido à expulsão. Essa situação complica ainda mais o planejamento do Alvinegro, que já enfrenta problemas com a indefinição de um treinador e um início de temporada abaixo das expectativas.

Vitor Silva / Botafogo
Vitor Silva / Botafogo

A ausência de Cuiabano na decisão da Recopa obriga o técnico interino Cláudio Caçapa a buscar alternativas na lateral-esquerda. O Botafogo precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão direto, ou por dois para levar a disputa para os pênaltis. O desafio cresce ainda mais com os desfalques, mas o time aposta no apoio da torcida para tentar a virada no Nilton Santos.