Líder do Campeonato Brasileiro e finalista da Libertadores, o Botafogo se prepara para um período decisivo em que pode selar seu primeiro título nacional por pontos corridos e, possivelmente, avançar para o Mundial de Clubes. Sob o comando do técnico Artur Jorge, o Alvinegro enfrenta o desafio de equilibrar a disputa pelo título brasileiro com a preparação para a final da Libertadores, marcada para 30 de novembro, contra o Atlético-MG.
Após o empate sem gols com o Cuiabá no último sábado, o elenco do Botafogo entrou em um curto período de descanso de quatro dias devido à pausa para a Data FIFA. A comissão técnica decidiu manter a folga, priorizando a recuperação dos jogadores para lidar com o calendário intenso e as altas demandas físicas desta fase da temporada. Os atletas se reapresentam na próxima quinta-feira, no Espaço Lonier.
A pausa, entretanto, não beneficia todos os atletas: seis jogadores do Botafogo foram convocados por suas seleções, incluindo Gatito Fernández (Paraguai), Bastos (Angola), Thiago Almada (Argentina), Savarino (Venezuela), Luiz Henrique e Igor Jesus (ambos pela Seleção Brasileira). Com exceção de Bastos, todos são titulares e estarão em campo pelos seus países na véspera do próximo jogo do Botafogo contra o Atlético-MG, o que gerou descontentamento de Artur Jorge. “Um absurdo”, comentou o treinador, referindo-se ao curto intervalo entre os compromissos com as seleções e o jogo importante pelo Brasileirão.
Prioridade é vencer o Brasileirão antes da final da Libertadores
Para Artur Jorge, entrar na final da Libertadores já com o título brasileiro garantido representaria uma vantagem moral e técnica. O Botafogo mantém uma margem de quatro pontos sobre o Palmeiras, segundo colocado, e, com cinco rodadas restantes, a equipe busca somar o máximo de pontos possíveis para garantir o título antecipadamente. Nos próximos dias, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG (20 de novembro), o Vitória (23 de novembro) e o Palmeiras (26 de novembro) – este último jogo, um confronto direto que pode definir a liderança e encaminhar o troféu.
“Se conseguirmos chegar ao dia 30 já como campeões do Brasileirão, seria extraordinário. Vamos lutar por esse título até o fim”, declarou Artur Jorge.
Segundo ele, essa conquista antes da final traria uma motivação extra para a disputa continental e liberaria o time de qualquer pressão adicional, permitindo foco total no duelo decisivo contra o Atlético-MG.
A Data FIFA permitirá ao técnico realizar ajustes táticos e testar alternativas para os jogadores convocados. Com foco na integração entre os reservas e os titulares menos acionados, a comissão técnica pretende minimizar o impacto dos desfalques no confronto com o Atlético-MG. Além disso, a equipe médica monitora de perto o desgaste dos atletas para evitar lesões e garantir que o elenco chegue em sua melhor forma tanto para os jogos do Brasileirão quanto para a Libertadores.
Leia mais
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.