Meu Botafogo

Botafogo perdeu para Criciúma no 1º turno, e tudo mudou; entenda

O retorno de Adryelson (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Nesta sexta-feira (18), às 20h (de Brasília), o Botafogo recebe o Criciúma no Estádio Nilton Santos, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso entra em campo com o objetivo de manter a liderança isolada, atualmente com 60 pontos, seguido de perto por Palmeiras (57) e Fortaleza (56).

O confronto com o Criciúma no primeiro turno foi marcante para o clube carioca. No dia 22 de junho, a equipe comandada por Artur Jorge foi derrotada por 2 a 1 no Estádio Heriberto Hülse, em uma de suas piores atuações no campeonato. A partida começou com o time catarinense abrindo o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Embora o alvinegro tenha empatado no início da segunda etapa, o gol da vitória do Criciúma, marcado por Arthur Caíke aos 40 minutos, selou o revés.

No entanto, essa derrota serviu como um ponto de inflexão para o time, que repensou sua formação tática e iniciou uma movimentação agressiva no mercado de transferências. Nos dias seguintes, o clube reforçou o elenco com jogadores de peso, como Allan, Igor Jesus, Thiago Almada e Matheus Martins. Posteriormente, chegaram também Vitinho, Adryelson e Alex Telles, fortalecendo ainda mais a equipe.

Almada foi a maior contratação do futebol brasileiro - Vitor Silva / Botafogo
Almada foi a maior contratação do futebol brasileiro – Vitor Silva / Botafogo

Sequência vitoriosa fora de casa

Com o elenco renovado, o Fogão começou uma excelente série de resultados, principalmente fora de casa, que o levou à liderança do Brasileirão. Desde a derrota para o Criciúma, o time de Artur Jorge só perdeu uma vez como visitante, contra o Juventude, em agosto. No entanto, colecionou vitórias importantes que ajudaram a consolidar sua posição no topo da tabela. Confira a sequência de resultados:

  • Vasco 1 x 1 Botafogo
  • Cuiabá 1 x 2 Botafogo
  • Vitória 0 x 1 Botafogo
  • São Paulo 2 x 2 Botafogo
  • Atlético-GO 1 x 4 Botafogo
  • Juventude 3 x 2 Botafogo
  • Bahia 0 x 0 Botafogo
  • Fluminense 0 x 1 Botafogo
  • Athletico-PR 0 x 1 Botafogo

Esses bons resultados fora do Nilton Santos foram fundamentais para garantir a liderança isolada do Glorioso no Campeonato Brasileiro.

Igor Jesus deve iniciar a partida no lugar de Tiquinho - Vitor Silva/Botafogo
foto: Vitor Silva/Botafogo

Cada vez mais líder

Com 60 pontos, o Fogão tem a oportunidade de se manter na ponta da tabela com uma vitória nesta sexta-feira. Mesmo um empate seria suficiente para evitar que o Palmeiras, segundo colocado com 57 pontos, iguale a pontuação do líder nesta rodada.

O confronto promete ser acirrado, mas o Glorioso entra em campo embalado pela boa fase e pelo apoio da torcida alvinegra, que lotará o Estádio Nilton Santos.