Mais uma vez, o Botafogo teve motivos para comemorar durante a data FIFA, com sete de seus jogadores convocados e apresentando bons desempenhos em suas respectivas seleções. A semana trouxe resultados importantes, sem registros de lesões, e os atletas retornam ao clube prontos para encarar o restante da temporada.
Um das melhores avaliações é do goleiro Gatito Fernández, convocado pelo Paraguai, que foi mais uma vez essencial na vitória por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira (15/10), no Defensores del Chaco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo de 2026.
Titular absoluto, Gatito manteve sua equipe viva na luta pela classificação. Para o Botafogo, isso é de grande ajuda, já que o paraguaio não vem sendo muito utilizado no clube. Com maior ritmo de jogo, ele retorna motivado e pode ser uma peça importante para o time de Artur Jorge caso John precise ser substituído.
Bastos volta mais forte para o Botafogo
Já o zagueiro Bastos, que segue sendo convocado pela seleção de Angola, vive um dos melhores momentos da sua carreira. Na vitória por 1 a 0 contra Níger, o camisa 15 do Glorioso deu uma bela assistência para o único gol da partida marcado por Zini.
Além disso, Bastos foi fundamental na defesa e, mais do que nunca, sonha com a classificação de Angola para a Copa do Mundo. Ele volta para o Botafogo cheio de entusiasmo, já que a confiança adquirida nas partidas internacionais fortalece sua posição como um dos pilares defensivos da equipe. Inclusive, ele vem jogando ainda melhor desde suas convocações.
O atacante Savarino, convocado pela Venezuela, teve atuação discreta na derrota da Venezuela. Atuando como armador centralizado, se destacou com um bom lançamento para Rondón, que não conseguiu aproveitar a chance. Antes, jogou 58 minutos no empate da Venezuela contra a Argentina, em Maturín. Apesar da tentativa de criar jogadas ofensivas contra o Paraguai, sua atuação não influenciou o resultado final.
Luiz Henrique e Igor Jesus foram os destaques da goleada do Brasil sobre o Peru por 4 a 0, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Igor Jesus, titular, conquistou o pênalti que resultou no primeiro gol e deu assistência para o gol de Luiz Henrique, sendo muito aplaudido ao ser substituído.
Luiz Henrique entrou no segundo tempo, contribuiu com uma assistência e marcou um belo gol. Alex Telles, também do Botafogo, ficou no banco e não entrou nas duas partidas. Todos voltam ao clube felizes e fortalecidos psicologicamente para o confronto contra o Criciúma no Maracanã, na próxima sexta-feira.
Outro membro do Quarteto Fantástico alvinegro, Thiago Almada, brilhou na goleada da Argentina sobre a Bolívia por 6 a 0, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O meia entrou aos 19 minutos do segundo tempo e, quatro minutos depois, marcou o quarto gol da partida, completando um cruzamento de Molina. Almada também foi decisivo ao roubar a bola no lance do terceiro gol de Messi, que fez três gols e deu duas assistências, sendo ovacionado no Mâs Monumental. A Argentina lidera as Eliminatórias com 22 pontos, mantendo a posição isolada no topo da tabela. Ou seja, Almada segue voando e, com sua boa atuação pela Argentina, mais estimulado do que nunca.
Afinal, no geral, a data FIFA foi positiva para o Botafogo, que vê seus atletas retornando bem fisicamente e motivados. Com a sequência de jogos importantes pela frente, incluindo a reta final do Brasileirão e as fases decisivas da Libertadores, contar com jogadores em boa forma, valorizados, e com confiança renovada é essencial para os objetivos do clube.
Leia mais
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Botafogo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Botafogo de Futebol e Regatas.