Meu Botafogo

Botafogo ultrapassa 70 jogos e pode bater novo recorde

Vitinho foi alvo das críticas de Brum. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo de 2024 está prestes a alcançar um marco: o maior número de partidas em uma temporada desde 2008. Com a presença garantida nas semifinais da Libertadores, o time já contabiliza 73 jogos assegurados, superando os 71 de 2017. Naquela temporada, o clube também participou das mesmas competições, mas foi eliminado nas quartas da Libertadores. O calendário apertado e as exigências físicas são desafios evidentes, como apontou o técnico Artur Jorge, que destacou o impacto dessa carga de jogos no desempenho da equipe.

Até o momento, o Botafogo já entrou em campo 61 vezes em 2024, com mais 12 partidas garantidas até o final do ano. Esse número ainda pode aumentar, caso o time avance à final da Libertadores e vença o Peñarol na semifinal. Se conquistar o torneio continental, o Alvinegro terá a oportunidade de disputar a Copa Intercontinental (antigo Mundial de Clubes), o que pode adicionar até três jogos ao calendário, consolidando ainda mais essa como a temporada com mais partidas do clube nos últimos anos.

Torcida do Glorioso esteve presente em Brasília. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Botafogo teve jornadas intensas em 2008 e 2017

A última vez que o Botafogo ultrapassou essa marca foi em 2008, quando jogou 74 vezes, em parte devido ao elevado número de jogos no Campeonato Carioca. Em 2017, o clube chegou a 72 jogos, mas com um aproveitamento de apenas 50%, muito abaixo dos 65,5% alcançados até agora em 2024. O desempenho da equipe atual, comandada por Artur Jorge, é superior tanto a 2008, quando o aproveitamento foi de 56,7%, quanto a 2017, destacando a força do elenco nesta temporada.

Almada é observado por Artur Jorge. (Foto: Vitor Silva/BFR)
Almada é observado por Artur Jorge. (Foto: Vitor Silva/BFR)

Com o calendário de 2024 desafiador, a profundidade do elenco será testada, principalmente nos momentos decisivos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. A equipe já demonstrou sua capacidade, mas precisará manter o alto nível de rendimento para lidar com a maratona de jogos e alcançar seus objetivos, tanto no cenário nacional quanto internacional.